Mulheres que amam Mulheres

Eu faço parte de um Clube de Leitura em Salvador (Diálogos Livros, segue lá. :D) e decidimos que a leitura de julho seria um livro com temática LGBTQI+. Conforme a gente foi fazendo a lista de livros para votação, percebemos que era muito mais fácil encontrar livros com relacionamento entre homens do que entre mulheres.  Não que esses livros não existam, só não são tão "populares". Então eu resolvi aproveitar o Dia dos Namorados e trazer alguns desses livros para vocês.

Carol (ou O Preço do Sal) - Patricia Highsmith

Em plenos anos 50, a escritora Patricia Highsmith escreveu Carol - primeiro romance que aborda  uma relação amorosa entre mulheres com uma certa naturalidade, sob uma atmosfera de suspense que caracteriza todos os trabalhos da autora. Há diálogos francos, humor emotivo e personagens enternecedores.
O Polêmico livro foi publicado na época como The Price of Salt, sob o pseudônimo de Claire Morgan. Na história, Therese Belivet trabalha como vendedora na seção de bonecas de uma loja de departamentos.
O emprego funciona como um bico para juntar dinheiro: o que ela de fato quer construir uma carreira como cenógrafa de teatro. É época de Natal em Nova York, e a loja está lotada. Em meio a tantos rostos desconhecidos, Therese fica hipnotizada ao ver uma distinta cliente se aproximar. É Carol. "Alta e clara, com um longo corpo elegante dentro do casaco de pele folgado (...), seus olhos eram cinzentos, claros e, no entanto, dominadores, como luz ou fogo".
Assim começa o romance entre a jovem Therese e Carol - recém-separada e mãe de uma filha -, um amor repentino e fatal, que se transforma em uma constante troca de experiências. Mas, numa tentativa de escapar dos olhares reprovadores dos amigos e familiares, elas saem de carro em uma viagem pelos Estados Unidos. Essa aventura acaba se tornando perigosa quando elas percebem que estão sendo seguidas por um detetive.


Não conte nosso segredo - Julie Anne Peters


Com o namorado dos sonhos, o cargo de Presidente do Conselho Estudantil e a chance de ir para uma Universidade de Ivy League, a vida não poderia estar mais perfeita para Holland jaeger. Ao menos. é o que parece. Até que Ceci Goddard chega na escola e muda tudo. Ceci e Holland tem sentimentos que não conseguem esconder, mas como todos ao redor vão lidar com este novo romance?
Entre intrigas, preconceitos e a não aceitação dos pais, Ceci e Holland lutam para manter-se juntas, mas o amor delas pode não ser tão forte quanto as críticas da sociedade...
Não conte nosso segredo é o primeiro livro da autora Beste-seller no New York Times, que promete emocionar leitores de todas as idades e gêneros. 

O ultimo dia de outono - Valeria Melki Busin



Fernanda é uma estudante que se prepara para o vestibular. Tem muitos amigos, briga com a mãe, arruma um namorado, faz um estágio. Sua vida seria muito comum se não fosse a atração que sente por Marisa, sua melhor amiga, e as descobertas que esse amor traz para a sua vida.




Amores Cruzados - Fátima Mesquita

Carolina está em crise. Seu casamento com Gisa não passa pelos melhores momentos, perdeu um pouco do encanto de tantos anos. Mas elas tem uma vida inteira de lutas juntas, uma união sólida e confortável a que não pode virar as costas de repente. Até que surge uma admiradora que envia enigmas intrigantes para Carolina. Quem será esta que conhece sua paixão por palavras cruzadas? O que fazer com a emoção que sacode seus dias a cada mensagem que chega? O que fazer com esta mulher misteriosa?

Glamour - Drikka Silva


Fernanda é uma jornalista casada e tem uma filha de doze anos. É repórter em um programa de viagens, o que a leva a conhecer o mundo inteiro, mas o canal de televisão para o qual trabalha decide colocá-la para falar com celebridades. A contragosto, a bela loira vai até Nova York fazer sua primeira entrevista com Perez Mendes, a cantora pop que está no topo das listas e faz uma turnê mundial de enorme repercussão.
A jovem cantora é uma americana latina belíssima, mas com uma vida pessoa a que poucos tem acesso. Por alguma razão que Fernanda não entende, a estrela resolve jogar todo o seu charme para o lado da jornalista, balançando as noções que tem de si, de sua vida e do que é o amor.


E então, já conhecia algum desses livros? Conhece outros? ^^

Comentários

  1. Oi, Daniella.
    Eu não conhecia nenhum desses livros.
    Realmente até existem alguns livros sobre esse tema (mulheres que amam mulheres), mas são pouco conhecidos ou divulgados.
    Acho que no caso masculino seja um pouco mais fácil encontrar, apesar de não lembrar de nenhum no momento.
    No cinema também acredito que seja mais ou menos parecido, com predomínio masculino, mesmo que bem menor do que filmes héteros.
    Abraços.
    Diego || Diego Morais Viana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Diego!
      Se você parar pra pesquisar livros com a temática, você vai perceber que os mais divulgados são com personagens masculinos. Eu não sei sobre os filmes, pq eu não assisto muito, mas eu creio que nesse caso você talvez até encontre mais filmes com casais lésbicos. Mas isso provavelmente acontece por uma fetichização do relacionamento lésbico, não por uma questão de visibilidade. Eu creio que isso aconteça nos filmes por ser mais visual do que os livros.
      Beijo

      Excluir
  2. Oi, Daniella!
    Eu também acho um pouco mais difícil encontrar livros LGBTQI+ com mulheres. Já li alguns com homens, mas nunca com mulheres. Dos livros que você indicou, gostei da premissa de Glamour. Vou deixar na minha listinha!
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mari!
      Eu espero que a lista tenha ajudado e que você goste da leitura. :)
      Beijo

      Excluir
  3. Olá, Daniella

    Realmente, é muito mais fácil encontrar livros cujo tema é um relacionamento homossexual masculino, o tabu acerca do relacionamento homossexual entre mulheres é ainda maior.
    Conhecia apenas o livro Não Conte Nosso Segredo, mas não li muitas resenhas sobre ele. Mais um reflexo dessa provável repulsa, talvez?
    Adorei a postagem! :)

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii!
      Também não li muitas resenhas sobre ele, nem sobre os outros. Capaz de ser isso mesmo.
      Beijo

      Excluir
  4. Oi Dani,
    Que demais! Você participa de um clube de leitura, deve ser ótimo e estimulante. Gostaria de participar de um, mas odeio ler algum livro obrigada HAHAHAHA
    Confesso que preciso escolher a obra conforme a inspiração vem, rs.
    Aliás, eu não leio muito a temática LGBT. Quase comprei 'Não Conte Nosso Segredo' mas o preço não estava lá muito acessível, então adiei a leitura.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ale!
      Eu também tenho problemas em ler livros obrigatórios! Eu prefiro ler o que der na telha. hahahahaha
      Mas é bem legal tem um grupo de pessoas com gostos em comum.
      Beijo

      Excluir
  5. Olá, Daniella.
    Realmente tem muito mais romances LGBTQI+ com protagonistas masculinos do que femininos. E os que tem são poucos divulgados porque realmente eu não conhecia nenhum desses. De cabeça só me lembro do que você leu a resenha lá no blog e Mulheres que não sabem chorar.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil!
      Já vou procurar Mulheres que não sabem chorar. haha
      Beijo

      Excluir
  6. Oi Dani,
    Eu só conhecia os dois primeiros.
    Tenho muita curiosidade em ler Carol, porque amo o filme.
    Adorei a ideia do clube e da temática da vez.

    até mais,
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  7. Oie,

    Não conhecia os livros, mas acho o tema bem legal, é tão difícil encontrar livros dessa gênero.
    Bjs e uma boa semana!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
  8. Oi, Dani!
    Realmente é difícil vermos casais lésbicos protagonizando romances.
    Desses, eu conhecia Não Conte Nosso Segredo e Carol.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii!
      Pois é! Mais difícil ainda ver a divulgação dos que existem.
      Beijo

      Excluir
  9. Oi, Dani! Tudo bem?

    Adorei, de verdade, a ideia do seu post. Eu também já tinha reparado que temos mais histórias homossexuais, quando se trata de homem (pelo menos os que fazem mais sucesso, são em maioria protagonizados por homem), então ao trazer o tema LGBT, voltado para as mulheres, foi realmente maravilhoso.
    Infelizmente, eu ainda não li nenhum deles, mas achei todos bem interessantes. Me interessei mais por Não Conte Nosso Segredo, mas Carol é uma trama interessante, principalmente pela época em que foi lançado.
    Adorei a postagem, espero ler os livros.
    Beijos,
    Magia é Sonhar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii!
      Que bom que você gostou! Eu acho muito importante dar visibilidade a esses assuntos.
      Beijo

      Excluir
  10. Adorei, Dani! É realmente muito complicado encontrar livros que retratem amor entre mulheres, o único que eu já li foi a HQ que inspirou o filme Azul é a Cor Mais Quente, acredita? Desses não conhecia nenhum, mas curti muito a sinopse de Não Conte Nosso Segredo, parece legal!
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii!
      É complicado encontrar os livros e ver eles sendo divulgados! :/
      Beijo

      Excluir
  11. Nossa, ponto super bem levantada.. Pensando agora não consigo lembrar de nenhum livro que eu conheça que trata do relacionamento entre mulheres. Inclusive não conhecia esses livros e fiquei com muita vontade de ler o não conte nosso segredo, é muito o estilo de livro que eu curto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Amanda!
      Eu não tinha percebido até tentar fazer uma lista de leituras. haha
      Beijo

      Excluir

Postar um comentário