[resenha] Eu, Robô

Título: Eu, Robô
Autor: Isaac Asimov
Editora: Ediouro
Páginas: 318
Skoob: Eu, Robô

"Olhe para vocês - ele disse finalmente - Eu não digo isso por desprezo, mas olhe para vocês! O material de que são feitos é macio e flácido desprovido de resistência e força. Dependente da energia produzida pela oxidação ineficiente e material orgânico, como aquele ali - ele apontou num gesto de desaprovação para o que restara do sanduíche de Donovan. - Periodicamente vocês mergulham em um estado de coma e a menor variação de temperatura, pressão do ar, umidade ou intensidade de radiação prejudica a sua eficiência. Vocês são improvisados."


Primeiro vamos esquecer o filme, ok? Apesar de ter gostado, o filme não é a história do livro.

Eu, Robô traz nove contos. O livro começa com a Dra. Susan Calvin, a brilhante Robôpsicóloga da U.S. Robôs e é ela que conta as histórias contidas no livro. Eu não vou entrar em detalhes das histórias por motivos de: spoilers não são legais. Mas vou contar algumas coisas pra vocês.
O primeiro conto, Robbie, fala sobre um robô babá e a menina que ele toma conta. A história é muito fofa e a relação de Robbie e Glória é uma coisa muito linda.
No segundo conto, Powell e Donovan (que testam os robôs em campo para a U.S. Robôs) estão em Mercúrio e o robô dá um defeito e coloca os dois em perigo. Essa história é angustiante. Amei. hahahha
O terceiro conto é sobre um Robô que não aceita que foi criado por humanos e se recusa a receber ordens de seres "inferiores". É genial! haha
O quinto conto é sobre um Robô que pode ler mentes e essa habilidade faz uma graaande confusão. É maravilhoso também. Todos são, na verdade. ^^
Agora que vocês já sabem um pouquinho sobre o que esperar, o quarto conto e os outros eu vou deixar pra vocês descobrirem sozinhos.
Todos os contos seguem as três leis da robótica criadas por Asimov e tudo o que acontece está de alguma forma ligado à elas. Para que não conhece, as leis da robótica são:

Primeira Lei da Robótica: Um robô não pode causar mal ou, através da inação, permitir que um ser humano seja ferido.

Segunda Lei da Robótica: Um robô deve obedecer às ordens dadas por seres humanos exceto se tais ordens entrarem em conflito com a Primeira Lei.

Terceira Lei da Robótica: Um robô deve proteger sua própria existência desde que tal proteção não entre em conflito com a Primeira e Segunda Lei.

As três Leis da Robótica se tornaram a criação mais famosa de Asimov. Posteriormente, em um livro onde os robôs assumem a responsabilidade de governar os seres humanos, uma nova lei foi criada:

Lei Zero: Um robô não pode causar mal, ou por negligência, permitir que o mal aconteça à humanidade.

Sobre "Eu, Robô" talvez bastasse eu dizer que foi escrito por Isaac Asimov, porque a gente já sabe que pode esperar grandes histórias.
Caso vocês queiram saber mais sobre o autor, tem um texto aqui no blog. ^^

Comentários

  1. Oi Dani! Estou retribuindo a visita, adorei te ver no meu blog (http://duaslivreiras.blogspot.com.br/), eu já tinha visto este livro, e realmente achava que era a estória do filme, que alias, eu amei. Melhor ainda saber que são contos. já adicionei como desejado.
    Bjos
    Vivi

    ResponderExcluir
  2. Olá, Daniella.
    Acredita que já li muitas resenhas desse livro e até então não sabia que era de contos. Achei que era a história do filme. E eu que não gosto de contos fiquei ainda mais interessada em ler o livro hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  3. É um clássico que quero MUITO reler.
    Adoro o autor e foi por causa dele que minha paixão pelo gênero nasceu.

    Beijos

    www.saidaminhalente.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário