[resenha] Cyberstorm – Matthew Mather

Título: Cyberstorm
Autor: Mathew Mather
Editora: Aleph
Páginas: 363
Skoob: Cyberstorm



"Nós havíamos transformado o lobby do nosso prédio em uma enfermaria improvisada, pegando os colchões dos apartamentos vazios e os colocando no chão. Pam cuidava das coisas com um médico e paramédicos dos prédios vizinhos. O odor forte de fumaça e de fogo se misturava com o cheiro de suor e de ferimentos não tratados."

Durante uma grande tensão política internacional, os Estados Unidos sofre um ataque cibernético e tudo começa a desandar. Primeiro param os meios de comunicação, depois a internet, tudo isso em meio a uma tempestade de neve absurda. Sem internet ou meios de se comunicar com o resto do mundo, Nova York fica completamente isolada. Aos poucos começa a faltar coisas básicas como água e eletricidade (e consequentemente ficam sem aquecedores no meio do inverno). O pânico se instala, as pessoas começam a saquear coisas para sobreviver e aos poucos até a comida fica escassa. E ninguém sabe o que está acontecendo. Washington permanece em silêncio.

O livro é contado todo na perspectiva de Mike e é através dele que a gente vai acompanhando o desenrolar da história, mas temos outros personagens maravilhosos também, como Chuck (que é viciado em teorias da conspiração) e Damon (o personagem que eu mais amo), além das esposas deles, de um casal russo MARAVILHOSO e um casal vegano puro amor.

Em Cyberstorm a gente vai acompanhando um grupo de pessoas que tem que se virar para sobreviver, ao mesmo tempo que ajudam outras pessoas. Eles tem que ser criativos e cuidadosos. Quando o caos se instala fica difícil confiar cegamente em qualquer pessoa e isso fica bem claro ao longo da história.

O que eu mais gostei nesse livro foi a perspectiva nova que ele me deu. Eu sempre gostei muito de História e sempre que eu penso em guerras, revoluções, atentados, eu sempre fico muito curiosa com o contexto político e econômico da época. Eu fico querendo saber o que aconteceu até chegar aos fatos, os motivos, dados, números, enfim. Mas pela primeira vez eu percebi que eu nunca tinha parado pra pensar no que acontece com as pessoas que ficam, com quem não vai lutar na guerra, com os que passam por cercos, sítios e sobrevivem. Eu nunca ignorei o sofrimento dessas pessoas, mas nunca parei pra pensar nos detalhes do que elas passam. Da fome, do medo, do não saber o que está acontecendo, quando vai acabar ou se vai acabar, da sensação de abandono, de não saber o que está acontecendo com parentes e amigos e falta de informação no geral. O livro me fez parar pra pensar em tudo isso.

Eu queria contar mais detalhes, mas Cyberstorm tem tanta surpresa, tanta coisa interessante, que eu fico com medo de dar spoiler e estragar essa leitura maravilhosa. Ele foi sem dúvida um dos melhores livros que li ultimamente e foi uma surpresa bem agradável.

Bom, é isso, leiam. Vale muito a pena!

Comentários

  1. Realmente, poucas histórias mostram o outro lado da guerra, daqueles que só podem sentar e orar por um futuro melhor. A premissa é muito interessante, como as pessoas se unem para sobreviver ao ataque e tudo mais!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol!
      Sim, esse livro tem muito desse outro lado e é uma leitura que vale a pena.
      Beijo

      Excluir
  2. Olá, Daniella.
    Eu vi esse livro em um blog faz tempo e lembro que me interessei por ele. Mas acabei me esquecendo. Vou anotar aqui dessa vez hehe. Acho q premissa da história muito interessante. Quando acaba a força e demora para voltar as pessoas já ficam desesperadas, imagine numa situação assim então?

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil!
      Que bom que eu fiz vc relembrar esse livro, porque é uma leitura que realmente vale a pena. ^^
      Beijo

      Excluir
  3. Oi Dani,
    Adoro livros com surpresas e tramas tão interessantes.
    Não é um gênero que estou acostumada, mas seria ótimo sair da zona de conforto.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alê!
      Tomara que você leia e goste, porque eu me apaixonei por esse livro. rs
      Beijo

      Excluir

Postar um comentário