[data comemorativa] 27 anos da queda do muro de Berlim


Hoje eu tinha outras milhões de ideias de postagem pra o blog, mas como todas elas podem ser postadas amanhã eu decidi trazer algumas indicações pertinentes à data.

Em 9 de novembro de 1989 o muro que dividia Berlim veio abaixo e deu fim a Guerra Fria. Construído na madrugada de 13 de agosto de 1961, o muro não só dividia Berlim ao meio, como também simbolizava a divisão do mundo em duas partes: República Federal da Alemanha (RFA), que era formada pelos países capitalistas encabeçados pelos Estados Unidos e a República Democrática Alemã (RDA), formada pelos países socialistas liderados pela União Soviética.

Após 28 anos de existência do muro, o governo da Alemanha Oriental (Socialista) anunciou que os cidadãos da RDA poderiam visitar a Alemanha Ocidental (Capitalista). Uma multidão de alemães orientais subiu e atravessou o muro no dia 9 de novembro de 1989, se juntando aos alemães ocidentais em clima de celebração, enquanto boates próximas serviam cerveja de graça em comemoração ao episódio. Ao longo das semanas seguintes, partes do muro foram destruídas por um público eufórico e caçadores de souvenirs.

A queda do muro de Berlim abriu o caminho de reunificação alemã que foi formalmente celebrada em 3 de outubro de 1990.

Agora que estamos contextualizados, eu vou indicar alguns livros que falam sobre o assunto. :)


Muro de Berlim: Um mundo dividido 1961 - 1989 (Frederic Taylor)


Neste livro, o autor explicita a situação política mundial que permitiu a construção e a queda do muro de Berlim, que dividiu Alemanha em Oriental e Ocidental durante o período de agosto de 1961 e novembro de 1989. A obra reúne uma série de análises acerca dos mitos que essa divisão criou em todo mundo, até mesmo dentro das duas repúblicas


A Queda do Muro (Olive Guez e Jean Marc Gonin)


Um brilhante relato dos dias que antecederam a queda do Muro de Berlim, em 9 de novembro de 1989. Os autores, dois experientes jornalistas, recriam a atmosfera berlinense da época, ao combinar mais de 2 anos de entrevistas – com moradores e autoridades que vivenciaram o momento em que a construção ruiu – à intensa pesquisa em arquivos.
Um livro fundamental para entender um dos mais importantes momentos da história recente.


A queda do muro de Berlim e a presentificação da História (Flavia Bancher)


A autora pesquisa os sentidos da derrubada do muro de Berlim, símbolo extremo da intolerância, e analisar o que suscita um acontecimento deste porte na vida das pessoas. O livro é ilustrado com os momentos da queda do muro, a perplexidade e a euforia dos populares.


1989 - O Ano Que Mudou O Mundo: A Verdadeira Historia da Queda do Muro de Berlim (Michael Meyer)

Em 9 de novembro de 1989, o Muro de Berlim foi abaixo, simbolizando o fim da era comunista. O então chefe da sucursal da Newsweek no Leste europeu assistiu a tudo de perto e entrevistou os principais atores envolvidos no cenário anterior à derrubada da Cortina de Ferro. Foi o último jornalista, por exemplo, a entrevistar Nicolae Ceaucescu, tendo assistido à execução do tirano romeno por sua própria polícia secreta. Esse foi o ano que mudou o mundo, marcou o fim da Guerra Fria e o início de uma época de globalização e livre mercado. Mesmo naquele momento, Meyer já desconfiava de que não se via a história toda.


O Verde Violentou o Muro (Ignácio de Loyola Brandão)



O Verde Violentou o Muro é o registro de um brasileiro no cotidiano alemão antes e depois da queda do muro de Berlim. Pensamentos, cartas, viagens e pessoas compõem o material trabalhado pelo autor na narrativa, mostrando como era a Berlim da década de 80, durante a existência do muro. Informações e apontamentos sobre os primeiros tempos após a queda do muro compõem o momento do retorno do autor, que refaz os mesmos caminhos de antes do muro e registra as mudanças que ocorrem na cidade na década de 90, agora uma Berlim livre. O "verde" eram os verdes, uma tentativa de rompimento com as velhas estruturas políticas, econômicas e sociais, além de outras buscas que envolveram uma visão pacifista, ecológica e antinuclear da Alemanha. Acontecimentos que marcaram o período do muro - o pavor da terceira guerra, a ação dos pacifistas e o partido dos verdes - são apresentados com realismo.

Outras informações sobre a queda do muro de Berlim aqui, aqui e aqui.

Agora é torcer para que outros muros, como o que Trump quer construir, sejam derrubados antes mesmo de sair do chão.

Comentários

  1. Oie,
    assunto mais do que interessante neh?
    Confesso que sei apenas o básico, mas adorei as indicações.

    bjos
    Blog Vanessa Sueroz
    Sorteio Um ano Inesquecível

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Que bom que você gostou. Eu sou apaixonada por história. haha
      Beijo

      Excluir
  2. Olá, Daniella.
    Pois é, o dia que se comemora a queda de um muro, só se fala na construção de outro. Esperemos que não aconteça. Achei interessante as dicas dos livros e vou ver se leio algum desses.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil!
      Pois é. Triste saber que ainda existe gente que acha que construir muros é a solução.
      Beijo

      Excluir
  3. Adorei, Dani! Um post super relevante e impertinente, já que essa foi uma data histórica marcante. Ainda não conhecia os livros, mas adorei as indicações e já as deixei marcadas pra futuramente ler.

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Nossa, tô doida aqui. Não lembro se eu escrevi impertinente no coment, mas eu quis dizer pertinente, se foi o caso hahahah

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Dani!

    Eu não tinha prestado atenção a data, mas muito bom vc ter se lembrado! Gostei das indicações, acho super importante essas leituras!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  6. Oi Dani, tudo bem?
    Não conhecia nenhum dos livros, acredita? Mas fiquei interessada em conhecer alguns. O tema me interessa bastante. O problema é essa falta de tempo :( Ô vida cruel ahhahahha
    E adorei o final da postagem. Tomara que seja mesmo derrubado antes de sair.

    Um beijão
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gih!
      Entendo a falta de tempo. hahaha
      E sim, tomara que esse muro nunca aconteça. :)
      Beijo

      Excluir
  7. Olá
    Eu me interessei muito por esse tema em vários aspectos quando ainda estudava e o principal motivo foi um romance do autor Peter Scheneider "Saltadores de muro".
    Eu vi que você como eu se interessa pelo tema , também se interesse pelo livro.

    Meu mundinho quase perfeito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Babi!
      Eu não conheço esse livro, mas já vou procurar. Obrigada! :)
      Beijo

      Excluir
  8. Este é um dos poucos assuntos do qual eu não tive muita informações ou procurei pra saber mais.
    Mesmo assim, gostei das suas indicações.
    Beijos
    http://recolhendopalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Gosto muito de estudar história, então a Segunda Guerra e a Guerra Fria são assuntos que fazem parte constante dos meus estudos. Então, conhecia o fato.
    Contudo, gostei muito da indicação dos livros. Alguns eu desconhecia.
    Ótima postagem.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de dezembro. Serão dois vencedores, dividindo 3 livros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii!
      Também gosto muito de história!
      Que bom que você gostou! :)
      Beijo

      Excluir

Postar um comentário