[temas] Livros com o tema: Suicídio


Antes que setembro termine, eu gostaria de fazer um post sobre o setembro amarelo. Para quem não sabe, essa é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção.
Suicídio é um problema de saúde pública. Pelos números oficiais, são 32 brasileiros mortos por dia, taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer. Tem sido um mal silencioso, pois as pessoas fogem do assunto e, por medo ou desconhecimento, não veem os sinais de que uma pessoa próxima está com ideias suicidas. (outras informações sobre a campanha aqui)
Agora que sabemos um pouco sobre a campanha e o problema que representa o suicídio, eu vou trazer 9 livros que tratam sobre a temática.

Veronika Decide Morrer - Paulo Coelho

Aos 24 anos, a eslovena Veronika parece ter tudo : juventude e beleza, pretendentes, uma família amorosa e um emprego gratificante. Mais num dia frio de novembro ela toma um punhado de remédios para dormir com a intenção de nunca mais acordar.
Só que ela acorda - e no Sanatório de Villete, o lugar de onde ninguém jamais havia fugido. Logo fica sabendo que só teria alguns dias de vida e isso desperta emoções até então desconhecidas.
Inspirado em experiências próprias, Paulo Coelho escreve 'Veronika Decide Morrer' para questionar o significado da loucura e celebrar os indivíduos que não se encaixam nos padrões do que a sociedade considera 'normal'.
Ousado e esclarecedor, este romance de redenção faz um retrato faz um retrato tocante daqueles que estão na fronteira entre a vida e a morte, sanidade e loucura, felicidade e desespero, transmitindo a mensagem poética de que cada dia é um verdadeiro milagre.

Os 13 Porquês - Jay Asher


Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra um misterioso pacote com várias fitas cassetes. Ele ouve as gravações e se dá conta de que foram feitas por uma colega de classe que cometeu suicídio duas semanas antes. Nas fitas, ela explica que 13 motivos a levaram à decisão de se matar. Clay é um deles. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.

(Resenha aqui)

As Virgens Suicidas - Jeffrey Eugenides

Num típico subúrbio dos Estados Unidos nos anos 1970, cinco irmãs adolescentes se matam em sequência e sem motivo plausível. A tragédia, ocorrido no seio de uma família que, em oposição aos efeitos já perceptíveis da revolução sexual, vive sob severas restrições morais e religiosas, é narrada pela voz coletiva e fascinada de um grupo de garotos da vizinhança. O coro lírico que então se forma ajuda a dar um tom sui generis a esta fábula da inocência perdida. Adaptado ao cinema por Sofia Coppola, publicado em 34 idiomas e agora em nova tradução, o livro de estreia de Jeffrey Eugenides logo se tornou um cult da literatura norte-americana contemporânea. Não por acaso: essa obra de beleza estranha e arrebatadora, definida pela crítica Michiko Kakutani como "pequena e poderosa ópera no formato inesperado de romance", revela-se ainda hoje em toda a sua atualidade.

A Redoma de Vidro - Sylvia Plath

Dos subúrbios de Boston para uma prestigiosa universidade para moças. Do campus para um estágio em Nova York. O mundo parecia estar se abrindo para Esther Greenwood, entre o trabalho na redação de uma revista feminina e uma intensa vida social. No entanto, um verão aparentemente promissor é o gatilho da crise que levaria a jovem do glamour da Madison Avenue a uma clinica psiquiátrica. Lançado semanas antes da morte da poeta, o livro é repleto de referências autobiográficas. A narrativa é inspirada nos acontecimentos do verão de 1952, quando Silvia Plath tentou o suicídio e foi internada em uma clínica psiquiátrica. A obra foi publicada na Inglaterra sob o pseudônimo Victoria Lucas, para preservar as pessoas que inspiraram seus personagens. Assim como a protagonista, a autora foi uma estudante com um histórico exemplar que sofreu uma grave depressão. Muitas questões de Esther retratam as preocupações de uma geração pré-revolução sexual, em que as mulheres ainda precisavam escolher se priorizavam a profissão ou a família, mas A redoma de vidro segue atual. Além da elegância da prosa de Plath, o livro extrai sua força da forma corajosa como trata a doença mental. Sutilmente, a autora apresenta ao leitor o ponto de vista de quem vivencia o colapso. Esther tem uma visão muito crítica, às vezes ácida, da sociedade e de si mesma, mas aos poucos a indiferença se instaura, distanciando a moça do mundo à sua volta. 'Me sentia muito calma e muito vazia, do jeito que o olho de um tornado deve se sentir, movendo-se pacatamente em meio ao turbilhão que o rodeia'. Ao lidar com sua depressão, Esther também realiza a transição de menina para uma jovem mulher. Mais que um relato sobre problemas mentais, A redoma de vidro é uma narrativa singular acerca das dores do amadurecimento.

A Playlist de Hayden - Michelle Falkoff

Depois da morte de seu amigo, Sam parece um fantasma vagando pelos corredores da escola, o que não é muito diferente de antes. Ele sabe que tem que aceitar o que Hayden fez, mas se culpa pelo que aconteceu e não consegue mudar o que sente. Enquanto ouve música por música da lista deixada por Hayden, Sam tenta descobrir o que exatamente aconteceu naquela noite. E, quanto mais ele ouve e reflete sobre o passado, mais segredos descobre sobre seu amigo e sobre a vida que ele levava. A Playlist de Hayden é uma história inquietante sobre perda, raiva, superação e bullying. Acima de tudo, sobre encontrar esperança quando essa parte parece ser a mais difícil.


Sr. Daniels - Brittainy C. Cherry


Depois de perder a irmã gêmea para a leucemia, Ashlyn Jennings vê sua vida mudar completamente. Além de ter de aprender a conviver sem parte de si mesma, ela precisa se adaptar a uma nova rotina. Enviada pela mãe para a casa do pai, com quem mal conviveu até então, ela viaja de trem para Edgewood, Wisconsin, carregando poucos pertences, muitas lembranças e uma caixa misteriosa deixada pela irmã.
Na estação de trem Ashlyn conhece o músico Daniel, um rapaz lindo e gentil, e a atração é imediata. Os dois compartilham não só o amor pela música e por William Shakespeare mas também a dor provocada por perdas irreparáveis. Ao sentir-se esperançosa quanto a sua nova vida, Ashlyn começa o ano letivo na escola onde o pai é diretor. E não consegue acreditar quando descobre, no primeiro dia de aula, que Daniel, o belo músico de olhos azuis com quem já está completamente envolvida, é o Sr. Daniels, seu professor de inglês.
Desorientados, eles precisam manter seu amor em segredo, e são forçados a se ver como dois desconhecidos na escola. E, como se isso já não fosse difícil o bastante, eles ainda precisam tentar de todas as formas superar os antigos problemas e sobreviver a novos e inesperados conflitos.

Por Lugares Incríveis - Jennifer Niven


Violet Markey tinha uma vida perfeita, mas todos os seus planos deixam de fazer sentido quando ela e a irmã sofrem um acidente de carro e apenas Violet sobrevive. Sentindo-se culpada pelo que aconteceu, Violet se afasta de todos e tenta descobrir como seguir em frente. Theodore Finch é o esquisito da escola, perseguido pelos valentões e obrigado a lidar com longos períodos de depressão, o pai violento e a apatia do resto da família.
Enquanto Violet conta os dias para o fim das aulas, quando poderá ir embora da cidadezinha onde mora, Finch pesquisa diferentes métodos de suicídio e imagina se conseguiria levar algum deles adiante. Em uma dessas tentativas, ele vai parar no alto da torre da escola e, para sua surpresa, encontra Violet, também prestes a pular. Um ajuda o outro a sair dali, e essa dupla improvável se une para fazer um trabalho de geografia: visitar os lugares incríveis do estado onde moram. Nessas andanças, Finch encontra em Violet alguém com quem finalmente pode ser ele mesmo, e a garota para de contar os dias e passa a vivê-los.


Cartas de Amor aos Mortos - Ava Dellaira

Tudo começa com uma tarefa para a escola: escrever uma carta para alguém que já morreu. Logo o caderno de Laurel está repleto de mensagens para Kurt Cobain, Janis Joplin, Amy Winehouse, Heath Ledger, Judy Garland, Elizabeth Bishop… apesar de ela jamais entregá-las à professora. Nessas cartas, ela analisa a história de cada uma dessas personalidades e tenta desvendar os mistérios que envolvem suas mortes. Ao mesmo tempo, conta sobre sua própria vida, como as amizades no novo colégio e seu primeiro amor: um garoto misterioso chamado Sky. Mas Laurel não pode escapar de seu passado. Só quando ela escrever a verdade sobre o que se passou com ela e com a irmã é que poderá aceitar o que aconteceu e perdoar May e a si mesma. E só quando enxergar a irmã como realmente era — encantadora e incrível, mas imperfeita como qualquer um — é que poderá seguir em frente e descobrir seu próprio caminho

Suicidas Raphael Montes


Um porão, nove jovens e uma Magnum 608. O que poderia ter levado universitários da elite carioca – e aparentemente sem problemas – a participarem de uma roleta-russa?
Um ano depois do trágico evento, que terminou de forma violenta e bizarramente misteriosa, uma nova pista, até então mantida em segredo pela polícia, ilumina o nebuloso caso. Sob o comando da delegada Diana Guimarães, as mães desses jovens são reunidas para tentar entender o que realmente aconteceu, e os motivos que levaram seus filhos a cometerem suicídio.
Por meio da leitura das anotações feitas por um dos suicidas durante o fatídico episódio, as mães são submersas no turbilhão de momentos que culminaram na morte dos seus filhos. A reunião se dá em clima de tensão absoluta, verdades são ditas sem a falsa piedade das máscaras sociais e, sorrateiramente, algo muito maior começa a se revelar.

Já leram algum desses ou outros livros que tratam sobre o tema?^^


Comentários

  1. Oie,
    achei bem bacana o post, mas confesso que livros neste tema eu não chego nem perto, são geralmente aquelas leituras que te deixam para baixo.

    bjos
    Blog Vanessa Sueroz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vanessa!
      Apesar de realmente deixar a gente pra baixo, eu gosto bastante desse tipo de leitura. É o único tipo de leitura "pra chorar" que eu gosto. rs
      Beijo

      Excluir
  2. São todos bons livros, apesar do tema ser pesado, é um tema que instiga e que também serve para informa.
    Beijos
    http://recolhendopalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dany!
      Apesar de pesado, eu acho o tema super importante. ^^
      Beijo

      Excluir
  3. Eu gosto bastante de livros com essa temática, acho que é um assunto mega importante e que requer maior atenção. Desses, já li por lugares incríveis e os 13 porquês, e foram livros que me tiraram o chão.

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol!
      Por Lugares Incríveis já foi tão bem recomendado, que vai ser a minha próxima leitura. rs
      Beijo

      Excluir
  4. Oi Dani!

    Dos citados eu só li Veronika decide morrer e gostei bastante. É um tema denso, difícil e este mês eu percebi que preciso ler mais sobre o assunto.

    Adorei as dicas!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mi!
      Realmente, é um tema bem denso, mas é bem importante. :)
      Beijo

      Excluir
  5. Oi Dani!
    Já li A playlist de Hayden, e gostei bastante. Tenho muita muita muita vontade de ler As virgens suicidas, mas ainda não tive oportunidade. Os 13 porquês é sempre muito elogiado, e tbm está na minha lista de leituras.
    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Joana!
      Eu já ouvi falar muito de bem de As virgens suicidas também e já está na minha lista. ^^
      Beijo

      Excluir
  6. Olá, Daniella.
    Desses livros que você indicou na postagem eu já li A Playlit de Hayden, Os 13 porquês e Por lugares incríveis, meu favorito. Achei bem legal essa campanha esse mês. Tem gente que acha que não vale nada, mas acho que vale sim. As vezes a pessoa só está esperando algum tipo de ação assim para se abrir.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil!
      Eu gostei bastante da campanha e acho super válida.
      Ainda vou ler PLI, mas ouço falar muito bem.^^
      Beijo

      Excluir
  7. Oi, Dani.
    Dos que você citou, eu já li Os 13 Porquês e Cartas de amor aos mortos, os outros estão sempre na minha listinha. Acho que esse é um assunto que deve ser abordado muito bem e quero muito ler mais sobre <3
    Beijos!
    Borboletas de Papel | InstagramFanpageTwitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aline!
      Eu ainda quero ler Cartas de Amor aos Mortos. Já ouvi críticas muito positivas. :)
      E sim, é um assunto que deve ser muito abordado. ^^
      Beijo

      Excluir
  8. Oi Dani,
    Uma temática que precisamos levar a sério.
    Quero ler Sr. Daniels. E já li 'Cartas de Amor aos Mortos', outro livro que mexeu muito comigo.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ale!
      Eu sempre ouço falar muito bem de cartas de amor aos mortos e eu pretendo ler logo. ^^
      Beijo

      Excluir
  9. Oi Dani!
    Realmente é um tema que precisa ser discutido e divulgado.
    Ainda não li nenhum dos livros que você citou, mas assisti o filme As Virgens Suicidas há muito tempo.

    Obs: Desculpe o sumiço, estava viajando mas agora estou de volta. ;)

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sora!
      Que bom que você voltou. :)
      Espero que você leia e goste dos livros. ^^
      Beijo

      Excluir
  10. Oi Dani, tudo bem?
    Eu não consegui postar nada sobre esse mês, mas acompanhei várias postagens a respeito.
    Realmente é um assunto que não podemos mais fugir. Tem muita gente morrendo pra gente ficar se esquivando de falar. Até entendo esse medo de tocar no assunto, a morte também me perturba, mas é importante que a gente fale sobre.
    E livros são ótimos para levantar o tema.
    Dos livros citados, li apenas Os 13 porquês e vi o filme Verônika Decide Morrer (que filme incrível). Mas ainda pretendo ler quase todos da lista, como Suicidas, as Virgens Suicidas, Cartas de amor aos mortos...
    Um beijão
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gis!
      Nunca vi o filme "Veronika Decide Morrer", mas com certeza vou procurar pra assistir.
      Eu também não li todos ainda, mas pretendo. ^^
      Beijo

      Excluir

Postar um comentário