Horror x Terror


Hoje eu decidi escrever sobre uma coisa que eu não escrevo há um tempo (um ano e dois dias para ser mais exata): Gêneros Literários.
Não querendo ser óbvia, mas já sendo, hoje (que é uma sexta-feira 13) eu decidi falar sobre Horror e Terror. Apesar de muitas vezes essas palavras serem utilizadas como sinônimos, elas representam gêneros diferentes.

HORROR

A principal diferença entre o horror e o terror é que o horror não envolve o sobrenatural. A marca principal do horror não é o suspense, o susto e a espera para que algo assustador aconteça, mas a cena em si. É uma resposta à uma realidade física que causa nojo e repulsa, como uma cena de tortura, estupro e esquartejamento. Vamos ao exemplo:

Sob a Redoma - Stephen King

Apesar de ter um quê de sobrenatural (afinal, uma redoma surge em volta da cidade de uma hora pra outra), o foco do livro não é tanto a redoma, mas o que acontece na cidade a partir do momento em que ela surge. Apesar de todo o mistério de como e por que a redoma surgiu, o livro tem 960 páginas de assassinatos, torturas, estupros e coisas que o próprio ser humano faz e nos enche de nojo e repulsa.

Tem resenha do livro aqui no blog.
Ele também está no skoob.



TERROR

Diferente do horror, o terror foca mais no sobrenatural, no obscuro e no macabro. O terror é mais voltado para o medo psicológico, para o susto, o suspense. Então, basicamente, o horror causa repulsa e o terror assusta. Exemplo:

Caixa de Pássaros - Josh Malerman



Caixa de Pássaros é um thriller psicológico. Ele é basicamente focado no medo, no suspense e na expectativa do susto, você passa o livro todo com a sensação de estar caminhando à beira do precipício e pode cair a qualquer momento.

Tem uma resenha dele aqui.
E ele também está no skoob.



Claro que nem tudo é tão preto no branco e muitas vezes o horror e o terror se misturam, por isso eu tentei trazer dois exemplos mais "crus" para diferenciar da melhor forma os dois gêneros e eu espero que tenha ficado claro. rs
Mas independente do que é Terror e do que é Horror, a verdade da vida é que eu gosto dos dois. :D
Para conhecer outros gêneros, clique aqui. ^^

Comentários

  1. Oiiii Dani, tudo bem???
    Para filmes, eu prefiro o Terror. Adoro sustos, monstros, espíritos. Mas cenas com sangue e torturas não são para mim.
    Mas para os livros, eu adoro ler os dois. Aliás, estou querendo ler Caixa de Pássaros faz um bom tempo, hahaha, espero conseguir :3
    Um beijão
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gih!
      Eu gosto dos dois tanto em filme quanto em livro. rs
      Beijo

      Excluir
  2. Olá, Daniella.
    Gostei bastante da sua postagem. Todos deveriam ler ela, inclusive quem classifica os livros. Já cansei de pegar livros para ler falando que era de terror e não era, era de horror. As pessoas não entendem a diferença.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil!
      Na verdade, eu só descobri essa diferença recentemente enquanto eu pesquisava terror. Como geralmente as palavras são usadas como sinônimos, principalmente quando se trata de gêneros de livros e filmes, muita gente realmente não sabe que existe essa diferença.
      Beijo

      Excluir
  3. Oi Dani,
    Confesso que esse post foi MUITO esclarecedor para mim. E ainda me questiono... American Horror Story deveria ser Terror né?
    NOOOSSA, como eu adorei saber essa diferença!
    Beijos e obrigada
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ale!
      Na verdade a tradução de de "terror" pra inglês é "horror", mas eu não sei se foi essa a intenção deles. rs
      Beijo

      Excluir
  4. Eu adoro filmes tanto de horror quanto de terror, apesar de que horror é o meu gênero favorito (culpe Ryan Murphy e seu 'American Horror Story' por isso u.u)
    'Under The Dome' é um livro e uma série que pretendo ler esse ano ainda, adoro a escrita do King. Ultimamente estou ouvindo falar bastante desse 'Caixa de Pássaros' estou bastante curioso sobre ele também.
    xoxo

    planeta94.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. American Horror Story é Vida. <3
      O seriado baseado em Under the Dome eu achei meio bosta. hahaha
      Caixa de pássaros é muito bom mesmo. ^^
      Beijo

      Excluir

Postar um comentário