Os Sete - André Vianco

Título: Os Sete
Autor: André Vianco
Editora: Novo Século
Páginas: 380
Skoob: Os Sete

“’Nobres homens de bem, jamais ouseis profanar este túmulo maldito. Aqui estão sepultados demônios viciados no mal e aqui devem permanecer eternamente. Que o Santo Deus e o Santo Papa vos protejam’.

Os estudiosos desconsideraram o aviso imediatamente. Sabiam que o povo português era um dos mais supersticiosos de todas as nações da época. Sabiam também que dizeres como aqueles eram frequentemente usados para afastar aventureiros bobocas de preciosos tesouros. (...) Para Delvechio, estava decidido. Iriam abrir a caixa.” (pág. 27)

Eu ando apaixonada por autores nacionais, principalmente quando se trata de gêneros como terror e suspense. André Vianco me surpreendeu positivamente várias vezes nesse livro.
O livro conta a história de sete vampiros portugueses que passaram quase 500 anos trancados em uma caixa de prata, até serem encontrados por mergulhadores que entregam a caixa para cientistas. Apesar do aviso deixado por portugueses da época, eles resolvem abrir a caixa. Enquanto espalham terror pela pequena cidade de Amarração, os vampiros vão descobrindo um novo mundo, com novas tecnologias. Ao mesmo tempo em que eles colocam medo em todo mundo, também se assustam com coisas como lâmpadas, por exemplo, então eu achei bem interessante essa mistura de maldade e inocência. Apesar de muitas pessoas gostarem  de vampiros, como os da saga crepúsculo por exemplo, que não são ruins e que deixa aberta a possibilidade desse “amor impossível”, eu realmente prefiro os vampiros perversos e isso o livro me deu.
Outra coisa interessante é que cada vampiro tem um poder (que eu não vou dizer quais são, pra não perder a graça) e alguns te deixam bem ansioso para saber do que se trata. Além disso, a história é muito bem amarrada e tem um ótimo desfecho já te preparando para o próximo livro.

Publicado no ano 2000 de forma independente pelo autor (só um ano depois o livro foi publicado pela Editora Novo Século), o livro é seguido por mais quatro volumes: Sétimo (2002), O Turno da Noite - Os Filhos De Setimo Vol.1 (2006), O Turno Da Noite - Revelações Vol.2 (2006) e O Turno Da Noite - O Livro de Jó Vol.3 (2007).

Sinopse

Uma caravela portuguesa de cinco séculos é resgatada de um naufrágio no litoral brasileiro. Dentro dela, uma misteriosa caixa de prata esconde um segredo: sete cadáveres aprisionados, acusados de bruxaria. Apesar das advertências grafadas no objeto de prata, a equipe do Departamento de História da Universidade Soares de Porto Alegre decide violar a caixa, para estudar os corpos. Afinal, que perigo poderiam oferecer aqueles sete cadáveres? Nenhum. Mas depois que o primeiro deles acorda... Este novo romance de André Vianco, mesmo autor de Sementes no Gelo, transporta o leitor para um mundo antigo, onde os verdadeiros assassinos carregam presas afiadas e têm medo do Sol.

Curiosidade sobre o autor: O sobrenome artístico "Vianco" é em homenagem a cidade de Osasco e deriva da Rua Dona Primitiva Vianco, que inclusive é citada no livro.

Comentários

  1. Olá, Daniella.
    Esse foi o primeiro livro que eu li do autor e foi o que mais gostei até agora. Amei os vampiros dele serem vampiros de verdade. E a forma como a história é construída, nos prende até o fim. Depois desse quis ler todos os livros dele.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse também foi o meu primeiro dele e foi amor à primeira lida. rs
      Beijo

      Excluir

Postar um comentário