Caixa de Pássaros

Título: Caixa de Pássaros
Autor: Josh Malerman
Editora: Intrínseca
Páginas: 285
Skoob: Caixa de Pássaros


"Ele ouve o som de novo. Pela terceira vez. 
Mas, agora, percebe de onde está vindo.
Está vindo de dentro do poço.
Félix solta a manivela e dá um passo para trás. O balde cai, batendo nas pedras, antes de mergulhar na água. 
Alguma coisa se mexeu. Alguma coisa se mexeu na água. Será que alguma coisa se mexeu na água?
De repente ele sente frio, muito frio. Está tremendo.
Jules o chama, mas Felix não quer gritar em resposta. Não quer fazer barulho algum." (Pág. 81)


Sinopse

Romance de estreia de Josh Malerman, Caixa de pássaros é um thriller psicológico tenso e aterrorizante, que explora a essência do medo. Uma história que vai deixar o leitor completamente sem fôlego mesmo depois de terminar de ler. 
Basta uma olhadela para desencadear um impulso violento e incontrolável que acabará em suicídio. Ninguém é imune e ninguém sabe o que provoca essa reação nas pessoas. Cinco anos depois do surto ter começado, restaram poucos sobreviventes, entre eles Malorie e dois filhos pequenos. Ela sonha em fugir para um local onde a família possa ficar em segurança, mas a viagem que tem pela frente é assustadora: uma decisão errada e eles morrerão.


Primeiro eu gostaria de dizer que o que me fez ler esse livro foi uma resenha negativa. Eu li que o livro até que era bom, mas o final era ruim e deixava muita coisa solta. Entendo a crítica, mas não concordo e ao longo do texto eu vou explicar porque.
O livro alterna entre dois momentos. O momento em que os suicídios começam e todo o processo das pessoas tentando se proteger, contando como Malorie foi parar na casa com outras pessoas lutando pela sobrevivência e tudo o que aconteceu durante esse tempo, e o momento em que ela decide abandonar a casa e fazer uma viagem com dois filhos pequenos em busca de um lugar seguro.
Eu amei essa forma de narrar a história, porque torna tudo ainda mais tenso e emocionante. Não tem um capítulo que não aconteça alguma coisa assustadora e/ou interessante.
Ninguém sabe o motivo, mas qualquer pessoa que olhe para as "criaturas" enlouquece e se mata. Não se sabe como são, de onde vieram e porque elas estão fazendo isso. O único jeito de se proteger é não abrindo os olhos. 
Apesar de mostrar um pouco de cada personagem e seus problemas pessoais, o foco do livro é mesmo as situações tensas e o medo constante. A todo momento parece que falta um segundo para acontecer o pior. É como se você lesse o livro inteiro à beira do precipício. 
Eu vi muita gente reclamando que o livro deixa muita ponta solta e precisaria de mais explicações. Eu não concordo. Eu acho que esse é o tipo de livro, que se explicar demais pode frustrar as pessoas, tipo uma história sobre um artefato histórico que tem poder de mudar a humanidade e acabar com a guerra e quando o autor resolve explicar, é a bíblia. Não tenho nada contra ser a bíblia, por exemplo, mas as vezes uma explicação muito simples frustra (porque na nossa cabeça, a gente já trouxe esse artefato de outra dimensão) e quando acaba o mistério, acaba a graça também.
Bom, na minha opinião o livro cumpre muito bem o seu papel de "thriller psicológico" e quem gosta de um bom suspense, não pode deixar de ler Caixa de Pássaros. Sério.

Comentários

  1. Quando vejo dizerem que o livro deixa ponta soltas geralmente eu evito ler, mas no caso desse livro não eu tenho muita vontade de ler, estou esperando o meu chegar pra resenhar lá no blog, tenho latas expectativas

    Mil beijocas
    ⋙ ♥ Blog Livros com café

    ResponderExcluir
  2. Eu só tinha lido críticas positivas de caixa de pássaros, mas a maioria era mais focada mesmo no mistério, do tipo que explodia a sua cabeça tentando desvendá-lo. Um dia quero ler, mas não agora e super concordo que informações de mais pode ser algo muito arriscado! Bjs

    Tici | www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu só li uma crítica na verdade e a pessoa não pareceu muito feliz. rs
      Beijo

      Excluir
  3. Estou louca para ler esse livro, mas sempre tem um na frente.
    Vou tentar colocar uma meta e cumpri-la! HAHAHA
    Adorei a resenha.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá, Daniella.
    Eu respeito a sua opinião, mas não concordo com ela. Esse livro foi uma decepção. Achei chato do começo ao fim. Não gosto de livros que fica só na tensão e não acontece nada e ainda por cima terminei sem saber nada do que realmente tenha acontecido. Mas até agora só tenho visto comentários positivos sobre ele, achoe que sou eu a estranha hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada de estranha. kkkkkkkk
      Na verdade, eu acho que é normal. Cada um tem um gosto e as vezes o que é legal pra você, não é tão legal pra mim. Eu amo livros tensos, por exemplo. rs
      Beijo

      Excluir
  5. To querendo muito ler esse livro, a história me chamou atenção demais.
    Concordo com você quando diz que tem determinadas histórias que se explicar demais estraga.

    Zona de Conspiração | Fanpage | Canal

    ResponderExcluir
  6. Eu também gostei do desfecho.
    Não achei que ficaram pontas soltas...
    É exatamente o que você disse "...cumpre muito bem o seu papel de "Thriller Psicológico... "
    É uma ótima leitura do gênero!
    Beijos
    Dri

    ResponderExcluir
  7. Oi Daniella!!
    Realmente achei que o final deixou a desejar.Talvez pelas altas expectativas que coloquei na leitura.Mas o propósito do livro de thriller psicológico foi muito bem cumprido.Tem partes ali que você fica agoniado junto com o personagem,parece que a situação tá acontecendo ali com vocês,gostei disso.
    Beijos!!

    http://livreirocultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que na verdade a intenção do livro era justamente essa, essa agonia. rs
      Pena que você não gostou taaanto.
      Beijo

      Excluir
  8. Oi Dani! Eu curti o livro e todo o suspense foi muito agoniante, mas sou do grupo que queria uma explicação mais detalhada no final, embora nem por isso eu não recomende. É bom demais.
    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cida!
      Eu sinceramente não senti falta de outras explicações. rs
      Que bom que você também gostou!^
      Beijo

      Excluir
  9. Oii Dani, tudo bem??? Primeiramente: isso mostra que uma resenha negativa pode sim atrair público para o livro, heheh, eu sempre digo isso e quase ninguém acredita :P
    Eu tenho muita vontade de ler o livro. Adoro finais abertos e algumas dúvidas. Em alguns livros isso funciona muito bem, em outros não. Bom saber que este faz parte do primeiro caso :)
    beijoos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gih!
      Então você vai adorar esse livro. kkkkkkkkkk
      Críticas negativas sempre me fazem ficar mais curiosa. rs
      Beijo

      Excluir
  10. Olá,
    Todos falam muito bem desse livro, sempre tive curiosidade em conhecer a história que parece ser bem inusitada e interessante em todos os sentidos.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Eu estou ouvindo o audiobook, e até agora está ótimo (estou em 1/3 do livro). Sobre a questão de não ser muito explicado, é justamente por isso que é um ótimo suspense/terror, como Lovecraft, por exemplo.

    Beijos,
    Thiago - Doctor Corgi

    ResponderExcluir

Postar um comentário