Universo Steampunk

Eu sou simplesmente apaixonada pelo gênero steampunk e hoje eu decidi trazer um pouquinho dessa minha paixão para o blog.
Baseado num universo de ficção cientifica criado por autores consagrados como Júlio Verne no fim do século XIX, o gênero mostra uma realidade espaço-temporal na qual a tecnologia mecânica a vapor teria evoluído até níveis impossíveis (ou pelo menos improváveis), com automóveis, aviões e até mesmo robôs.
A ficção steampunk se foca mais sobre a tecnologia real, teórica ou cinemática da era vitoriana (1837-1901), inclusive motores a vapor, aparelhos mecânicos, e a Máquina diferencial. Apesar de muitas obras steampunk serem ambientadas em cenários vitorianos, o gênero tem se expandido até para cenários medievais e geralmente passeia pelos domínios do terror e da fantasia.
Trata-se de obras ambientadas no passado, no qual os paradigmas tecnológicos modernos ocorreram mais cedo do que na História real (ou em um universo com características similares), mas foram obtidos por meio da ciência já disponível naquela época - como, por exemplo, computadores de madeira e aviões movidos a vapor.

Exemplos de literatura Steampunk


A Máquina Diferencial - William Gibson e Bruce Sterling


A Máquina Diferencial, é um marco na literatura steampunk, trazendo crônicas ambientadas no passado, subvertendo fatos históricos importantes. Graças ao gênio de Charles Babbage e à sua máquina diferencial — capaz de realizar avançados cálculos matemáticos com um simples girar de engrenagens —, a Inglaterra vitoriana consolida-se como potência mundial. Entretanto, uma sinistra conspiração ameaça as bases do governo, colocando em risco todas as conquistas do Partido Radical. Envolvendo controversos personagens históricos e ficcionais, os autores tecem em A Máquina Diferencial uma trama repleta de intrigas políticas, romance e ação.


Da Terra À Lua - Julio Verne



Após a Guerra de Secessão, os Estados Unidos entram num longo período de paz, o que preocupa demais os membros do Clube do Canhão. Afinal, o que farão das suas vidas sem nenhuma guerrinha onde poderiam exercitar todas suas habilidades e conhecimentos bélicos, principalmente na criação de balas e canhões? Mas a monotonia não dura muito, pois o excelentíssimo Sr. Impey Barbicane, presidente do Clube do Canhão, já tem planos muito bem traçados para o futuro. Planos que literalmente vão da "Terra à Lua".



Vapor Punk - Vários Autores


Com força mundial, a estética steampunkvem angariando cada vez mais fãs brasileiros e portugueses. Seu apelo visual e o rico conteúdo inspirados no século XIX são o combustível certo para a produção de uma literatura que pode ser intensa, mas também descontraída. Descubra o que oito autores maquinaram nesse intricando conjunto de engrenagens que é a imaginação.O steampunk nasceu como um gênero literário, mas ganhou vida própria e dominou a moda e as artes plásticas, tornando-se cada vez mais conhecido. Se a cultura da era vitoriana virou inspiração para essa estética, em Vaporpunk – Relatos steampunk publicados sob as ordens de Suas Majestades, os organizadores Gerson Lodi-Ribeiro e Luis Filipe Silva imaginaram essa época tão distinta sob a ótica brasileira e portuguesa, repleta de inovações tecnológicas e acontecimentos inusitados.Com a presença de renomados autores da ficção especulativa dos dois países, Octavio Aragão, Flávio Medeiros, Eric Novello, Carlos Orsi e o próprio Gerson pelo Brasil; Jorge Candeias, Yves Robert e João Ventura por Portugal; a coletânea traz oito noveletas movidas a vapor, disputas políticas, personagens famosos e armas engenhosas. Tudo isso regado a muita aventura e surpresas, porque mais do que repensar o gênero, Vaporpunk é um convite para conhecer um mundo alternativo, e o que Brasil e Portugal poderiam ter sido com tamanhas novidades.

A Bússola Dourada - Philip Pullman




Primeiro volume da trilogia "Fronteiras do universo", escrita pelo inglês Philip Pullman. O autor conduz o leitor a um mundo mágico. A jovem Lyra enfrenta terríveis obstáculos quando seu amigo Roger desaparece. Na paisagem árida do Norte, ursos dominam a região. Bruxas sobrevoam a paisagem gelada e sombria.





Steampunk - Edgar Allan Poe (com ilustrações de Zdenko Basic & Manuel Sumberac)


Apresenta o casamento entre o clima gótico dos contos e poemas do escritor clássico norte-americano. Edgar Allan Poe, e o chamado "Steampunk", gênero da ficção científica e da fantasia que mescla aspectos tecnológicos do século XIX (steam = vapor), a uma certa rebelião contra a tecnologia (o punk). Embora muitos sempre tenham achado que figuras góticas e engrenagens enferujadas se destinavam a ser parceiros brilhantes, o resultado supreende tanto aos admiradores do escritor, quanto ao gênero. A obra de Poe é aprsentada em textos completos, com os contos macabros de horror e mistério intensificados pelas igualmente mórbidas ilustrações no estilo Steampunk. Prepare-se, pois você pode nunca mais encarar Poe, ou o Steampunk da mesma maneira. 

Sem contar que o estilo Steampunk é um charme









Quem quiser conhecer um pouquinho mais do universo Steampunk, clica aqui para conhecer um site bem legal sobre o assunto. ^^

Comentários

  1. Oi, Dani! Que massa esse estilo! Adorei! Tanto os acessórios como os livros são incríveis. Vou pesquisar mais sobre os livros! Adorei seu cantinho! Um beijo!
    http://mygirlyandbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mah!
      Tudo em steampunk é maravilho, sou apaixonada. rs
      Que bom que você gostou daqui, também adorei seu cantinho! :D
      Beijo

      Excluir
  2. Oii Daniii!!!
    Vou dizer que não conheço muito o estilo específico, mas gosto muito de ficcão científica, estou encarando o Steam Punk como uma variante dela. Pelo menos pelo que eu entendi.
    mas adorei o estilo, tipo acessórios, cheio de personalidade. E convenhamos é um estilo que se impõe! :)

    Um beeijo Lara.
    Blog Meus Mundos no Mundo | | Página Coração Furta-Cor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lara!
      Mas o steampunk surgiu realmente como um subgênero da ficção cientifica (que eu também adoro!).
      E eu sou completamente apaixonada pelos acessórios, são liiiindos. *-*

      Beijo

      Excluir
  3. Sou super,hiper,mega apaixonada pelo gênero steampunk, não conhecia nenhum livro que falasse sobre,mas as roupas,os acessórios e tudo mais sempre mexeu comigo. adorei o post!
    vaidadesombria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou. ^^
      Eu fui no seu blog e achei mesmo que esses acessórios pareciam com você. rs

      Beijo

      Excluir
  4. Sou super,hiper,mega apaixonada pelo gênero steampunk, não conhecia nenhum livro que falasse sobre,mas as roupas,os acessórios e tudo mais sempre mexeu comigo. adorei o post!
    vaidadesombria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá Dani, eu também sou louco por esse estilo. Desde vestimenta, acessórios e estórias baseadas nesse período fictício (ou não tão fictício assim kkkk). A complexidade dos objetos me impressiona. Não sabia da existência de tantos livros do gênero, adorei as dicas ^^ Bju flor ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou apaixonada. Esses são só alguns livros, tem MUITOS outros. Acho que vou fazer textos 2, 3, 4... e dar outras dicas desse estilo. kkkkkk
      Que bom que você gostou. ^^

      Beijo

      Excluir

Postar um comentário