Xing Ling


Título: Xing Ling
Autor: Victor Mascarenhas
Editora: Solisluna
Skoob: Xing Ling

"A grave crise econômica mundial, que abalou o século XXI e destroçou a economia de vários países, abriu espaço para grandes empresas chinesas, como a poderosa Shanzai Entertainment Group, que aproveitaram a sua enorme liquidez financeira, a força do Yuan, a vocação natural chinesa para a pirataria econômica e a corrupção dos burocratas para comprar pedaços de cidades, florestas, monumentos e vastas extensões de terra em todos os continentes."

É um livro que pede para virar filme. Ao mesmo tempo que é divertida, a história fala de diversos problemas de Salvador, tratando de forma irônica coisas como, por exemplo, o metrô que nunca acaba. O autor critica não só a decadência da cidade, como a "baianidade para turista ver".
Xing Ling é uma história que se passa em um futuro dominado pelos chineses, que transformaram diversas cidades em parques temáticos, inclusive Salvador, onde o Pelourinho foi transformado no Terra da Felicidade. No livro o autor traz muito da cultura baiana e conta muito da história de Salvador, inclusive "lendas urbanas" (ou não) bem engraçadas.
Depois que o Terra da Felicidade foi implantado, Salvador que já não era uma grande maravilha, foi deixada totalmente de lado pelos chineses. Os cidadãos que não conseguiam um emprego no parque viviam na miséria e todos que trabalhavam no parque eram controlados por um chip.
Mas claro que os soteropolitanos não iam aceitar isso tão fácil assim e um grupo de rebeldes, os caramurus, foi criado para tomar o Pelourinho dos chineses e ter Salvador de volta.
Imaginaram a confusão? Leiam e não vão se arrepender. ^^

Sinopse

Como define o próprio autor, esta é uma alegoria debochada sobre a cidade de Salvador em um futuro imaginário, que mistura Admirável Mundo Novo (Aldous Huxley) com Capitões de Areia (Jorge Amado). Os chineses dominaram o mundo e na capital baiana, transformaram o Pelourinho, tombado como patrimônio cultural da humanidade, em um complexo turístico para "gringo" ver, com muralhas e fossos eletrificados separando o velho centro histórico do resto da cidade. Um grupo de soteropolitanos, usando como arma uma droga sintética, pretendem retomar o coração da cidade, nem que para isso seja preciso fazer uma guerra civil...

Comentários

Postar um comentário