Papa Francisco Cita Senhor dos Anéis


Eu adoro futucar blogs e nessas minhas andanças eu achei uma postagem bem interessante no Fail Wars.
De acordo com o blog italiano Inoltre, o Papa não só leu os livros de Tolkien, como recomenda a leitura. Em 2008, o então Cardeal Bergoglio citou Senhor dos Anéis em um sermão realizado na homilia de uma missa da páscoa.



No sermão o Papa diz:

“Na literatura contemporânea Tolkien retrata em Bilbo e Frodo a imagem do homem que é chamado a caminhar e seus heróis conhecer e aplicar, apenas andando, o drama da escolha “entre o bem e o mal”. Mas é uma luta, acrescenta ele, em que não falta a dimensão do “conforto e da esperança” . “O homem no caminho – explica – tem dentro de si a dimensão da esperança: aprofunda-se na esperança. Em toda a mitologia e nessa história ressoa o eco do fato de que o homem é um ser ainda cansado, mas é chamado ao caminho, e se não entrar nesta dimensão desaparece como pessoa e se corrompe”.

No livro, Frodo e Bilbo são os responsáveis por carregar o Um Anel. Bilbo guarda o anel durante anos e Frodo é incumbido de destruí-lo. Mesmo não sendo tão afetados pelo anel quanto os outros, eles passam por diversas tentações onde tem que escolher entre o bem e o mal, principalmente na jornada de Frodo para a Montanha da Perdição. Durante toda a jornada, o que conforta o Hobbit é a esperança de voltar ao Condado.
Enfim, eu acho que o sermão do Papa faz sentido. ^^
Para ver o texto completo da homilia do Papa, clique aqui.

Esse post é especial. ;)

Comentários