Giorgio Faletti


Giorgio Faletti nasceu em 25 de novembro de 1950. Um artista multifacetado nunca deixou de demonstrar sua capacidade de variar de um campo artístico para outro. Como comediante deixou uma forte marca na paisagem de quadrinhos criando uma série de protagonistas inesquecíveis personagens de algumas séries de televisão de sucesso, como Drive In, Emilio e Fantastico 90.
Mesmo como um músico Giorgio Faletti ao longo dos anos tem atingido aclamação. Ele tem vários álbuns de sucesso.

Em 1994, com a canção Sr. Tenente, foi premiado com o segundo lugar e Prêmio da Crítica no Festival de San Remo. Têm surgido como resultado de colaborações com alguns dos grandes artistas da música italiana: ele escreveu músicas para Mina, Milva, Gigliola Cinquetti e os versos de dois álbuns de Angelo Branduardi, andando e andando e O dedo e a lua.
O ano de 2002 marca a estreia no campo literário. O romance Eu Mato imediatamente pula para o topo das paradas italianas, com mais de 3.500.000 de cópias vendidas torna-se um dos maiores sucessos editoriais nos últimos anos. Em 2004 veio "Nada de verdadeiro, exceto os olhos", o que confirma o talento literário de Giorgio Faletti, com mais de três milhões de cópias vendidas. Seus livros foram traduzidos para 25 idiomas e publicado com grande sucesso, assim como em todos os estados da Europa, na América do Sul, China, Japão, Rússia, e em março de 2007, nos EUA..
Em novembro de 2005, Giorgio Faletti recebeu do Presidente da Sica, o Prêmio de Literatura.

Fonte: Site do autor

Comentários