O Som do Tempo Passando - Victor Mascarenhas


Título
: O som do tempo passando

Autor: Victor Mascarenhas

Editora: Cafeína

Páginas: 115

Skoob: O som do tempo passando


“O que eu estou fazendo aqui nessa cidade? Minha família não mora mais aqui e não tenho mais nenhum laço com essa terra. Por que diabos fui cair na conversa do Miguel? Pra quê reunir a banda? A gente já era ruim naquela época, imagina hoje? Tenho até vergonha de lembrar das letras que escrevia e não entendo por que ainda guardo tantos cadernos com aquelas bobagens anotadas e as gravações terríveis dos nossos shows. Minha psicóloga acha que é porque não consegui amadurecer e superar integralmente a adolescência. Pode ser...”

 

Sinopse: Houve um tempo em que todo garoto queria ser um astro do rock e mudar o mundo. No Brasil, isso aconteceu por um breve período, na segunda metade da década de 1980, quando bandas de rock dominavam as paradas e vendiam milhões de álbuns. Esses meninos que queriam ser rockstars cresceram e estão por aí. São homens de meia idade como Henrique, Ricardo, Aílton e Miguel, os protagonistas deste livro, que resolveram se reunir para um ensaio da fracassada banda da adolescência, trazendo de volta lembranças, velhas brigas e fazendo um acerto de contas entre o que eles sonhavam ser e o que se tornaram.


Eu quero escrever sobre esse livro há um tempo. Alguns de vocês já sabem o quanto eu gosto dos livros de Victor Mascarenhas e esse não foi diferente.

Ricardo, Miguel, Aílton e Henrique tem personalidades completamente diferentes. Era uma amizade improvável, mas o sonho de montar uma banda de rock os uniu. O livro se passa nos dias atuais, eles agora são adultos e cada um tem uma vida completamente diferente do que sonharam nos anos 80.

Nós acompanhamos a história da banda de acordo com as lembranças deles. Como se conheceram, como a banda surgiu, as brigas, os sonhos, o fim de tudo e o rumo que a vida deles tomou. O livro me despertou diversas sensações de nostalgia dos tempos da escola (ainda que eu não tenha sido adolescente nos anos 80, a vida escolar era bem semelhante) e apesar de não ter sonhado em ser uma rockstar, na adolescência todos somos cheios de sonhos e nem sempre as coisas saem como planejado. A vida dos protagonistas foi assim. Com o fim da escola tudo mudou e a vida real tomou conta.

O livro me deu uma sensação boa. Apesar de toda a emoção, era como se eu não estivesse lendo uma ficção, mas sim a vida real. Os personagens são muito reais. A leitura é calma e fluida. Além disso, o livro tem uma trilha sonora incrível. São diversas citações de bandas e músicas que mais uma vez trazem aquela sensação de nostalgia. E que capa linda!

É um livro gostoso pra ler em um fim de tarde tomando café e de coração, eu acho que todo mundo deveria ler em algum momento da vida.

Comentários