O Herói Perdido - Rick Riordan


Título: O Herói Perdido
Autor: Rick Riordan
Editora: Intrínseca
Páginas: 439
Skoob: O Herói Perdido



"Piper despencava pelo céu. Lá embaixo, via as luzes da cidade brilhando no amanhecer e, a cem metros dela, o corpo do dragão de bronze girando fora de controle, batendo as asas com dificuldade e soltando fogo pela boca como se fosse uma lâmpada em curto-circuito." 


Eu nunca tinha lido nada de Rick Riordan. Apesar de gostar muito de mitologia e ter ouvido falar muito bem dos livros, os semideuses acabaram como segunda opção e eu nunca dei muita atenção. O herói perdido veio parar na minha mão por acaso e passou mais de um ano juntando poeira na minha estante, até que um dia eu olhei pra ele e disse: sua vez.
O Herói Perdido é o primeiro livro da série Os Heróis do Olimpo e nele nós acompanhamos as aventuras de Jason, Piper e Leo.

Jason "acordou" um belo dia na Escola da Vida Selvagem e não se lembra de absolutamente nada. Apesar de Piper e Leo garantirem que eles são melhores amigos, Jason tem certeza que acabou de surgir naquele ônibus escolar.

"Ele acordou no banco de trás de um ônibus escolar, sem saber muito bem onde estava, de mãos dadas com uma menina que não conhecia. Essa não era necessariamente a parte péssima. A menina era bonita, mas Jason não sabia quem ela era nem o que ele estava fazendo ali."

Leo perdeu a mãe aos 8 anos e sem saber do pai, passou por vários lares adotivos, mas nunca ficou muito tempo em nenhum deles. Sempre brincalhão, Leo é o MacGyver dos semideuses, ele constrói qualquer coisa.

"Em algumas casas ficava mais tempo que em outras. Brincava, fazia amigos, fingia que nada o incomodava, mas sempre terminava fugindo. Era a única coisa capaz de aliviar sua dor."


Piper é filha de um homem muito ocupado e quase nunca vê o pai, então ela começa a "roubar" para chamar sua atenção. Cansado de ver Piper aprontando, ele a manda para a Escola da Vida Selvagem, onde ela conhece Leo e Jason.


"No dia anterior, ela cometera seu maior crime, "pedindo emprestado" um BMW em uma loja. Ela tinha que se superar sempre, pois era cada vez mais complicado chamar a atenção do pai."

Os três estavam em uma excursão da escola quando foram atacados por monstros e resgatados por Annabeth (velha conhecida de quem já leu os livros de Percy Jackson). Eles são levados ao acampamento meio-sangue e assim Leo e Piper descobrem que são semideuses, enquanto algumas lembranças começam a surgir para Jason. Quanto mais ele lembra de coisas, mais confuso fica (nós e ele). Apesar de já ter sido "reclamado" (quando um deus dá um sinal que diz "esse aqui é meu") por seu pai/mãe, ninguém no acampamento conhece Jason e ele nunca esteve lá. Uma tatuagem e o fato de ele falar latim e chamar os deuses por seus nomes romanos são só uma pequena parte do mistério que envolve o personagem.
Depois que Leo e Piper descobrem quem são seus pais, eles saem em uma missão cheia de aventuras baseada em uma terrível profecia. Eu passei a maior parte do livro pensando: pronto, é agora que eles vão morrer!


O livro faz referência a vários personagens da mitologia grega (Medeia, Jasão, Medusa, Atlas, Urano, Encélado, etc.) o que é muito interessante. Para quem gosta de mitologia grega, é um prato cheio.

Eu comecei a ler mais por desencargo de consciência do que por vontade e a surpresa foi bem agradável. O livro me prendeu já nas primeiras páginas. Como Jason não tem lembrança nenhuma da sua vida, apenas do seu nome, os mistérios vão surgindo desde o início e conforme você vai lendo, mais intrigado fica. Como o livro é  cheio de ação e descobertas, a curiosidade não te deixa parar de ler.

A série Os Heróis do Olimpo é composta por 5 livros e eu gostei tanto do primeiro que já comecei o segundo. :)



Comentários

  1. Oi, Daniella!
    Conheço muitas pessoas que amam os livros do Rick, mas eu ainda não tive a oportunidade (nem a vontade, para ser sincera) de iniciar alguma de suas obras. Deu pra ver que você gostou da leitura e espero que os próximos sejam tão bons quanto esse.
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  2. Olá, Daniella.
    Eu amo os livros do Rick Riordan. Sempre fui apaixonada por mitologia e nesse assunto ele arrasa hehe. Eu ainda prefiro os livros do Percy Jackson, mas essa série também é maravilhosa.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Oi Dani,
    acredita que eu tenho Percy Jackson, o primeiro, parado na estante. Simplesmente por não ter os outros. HAHA Precisamos parar com isso, rs.
    Eu amei que esse livro - é meio que - solto. Tenho muita vontade de conhecer o universo do tio Rick. E super curti que já parte de um belo mistério, em conhecer o rapaz e tals.
    Curti que tem a participação da Annabeth.

    P.S.: Sob a Redoma também tem final fumado é? Se bem que vi a série de tv, não achei lá essas coisas, pq esticaram demais, mas vi que tem coisa envolvendo alien, já fiquei meio decepcionada pq não simpatizo muito.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  4. Oi Daniella,
    Do Tio Rick só li a saga do Percy Jackson e gostei bastante.
    Preciso me aventurar nas outras séries dele, também amo mitologia.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Hey Dani! Tudo bem?
    Eu amo esse livro, e amo os personagens que o Rick Riordan insere nessa série, principalmente a Hazel s2 Bateu até uma nostalgia agora.
    Obrigada por comentar lá no blog.
    Volte sempre!

    | Blog Misto Quente |

    ResponderExcluir
  6. Oi Dani, tudo bem?
    Adorei a resenha. Ainda não li nada do Rick Riordan, talvez porque mitologia não seja muito minha praia. Mas os livros dele parecem ser bem envolventes e dinâmicos, o que acaba se tornando gostoso de ler.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  7. Oi, Daniella!

    Os livros do tio Rick são simplesmente extraordinários! O primeiro livro que li dele também foi super sem expectativas, e me surpreendeu demais. Hoje eu leio tudo dele hahaha adorei a resenha!! Te indico conferir as demais séries dele também.

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi Daniella,

    Eu não li nada do tio Rick até agora, mas tenho vontade pois adoro os temas que ele aborda em suas histórias.

    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi, Daniella

    Eu nunca curti a proposta dos livros, pois não é um gênero que eu aprecio muito. Então provavelmente nem essa e nem a outra série serão lidas. Mas que bom que você acabou curtindo e que vai dar prosseguimento aos demais.

    Beijos
    -Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  10. Sabe que assim como vocÊ, eu AMEI o heroi perdido?Tem um tom tao gostoso, que passa rapidinho o livro, né?
    Preciso voltar À serie e terminá-la hehehe
    me falta coragem!
    Mas fiquei feliz de saber que voce curtiu <3

    Beijocas da Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir

Postar um comentário