[gênero] Space Opera



Já faz um tempo que eu não posto um gênero aqui, então vamos lá. Hoje vamos falar sobre Space Opera.

Space Opera é um subgênero da Ficção Científica que foca a aventura romântica, personagens épicos e cenários exóticos. O termo surgiu em 1941, quando Wilson Tucker definiu "space opera" como todo tipo de Ficção Cientifica aventuresca meio esgotada e recheada de clichês. 
Hoje o termo é muitas vezes usada para se referir a um conto de aventura espacial, onde o foco está em personagens ousadamente delineados, vilões, heróis, romance, drama e muita ação. Uma das escritoras de "Space Opera" nesse segundo sentido foi Leigh Bracket, conhecida como A Rainha do Space Opera.
O subgênero se tornou muito popular a partir dos anos 60 e 70 graças a franquias como Star Wars, Perry Rhodan e Star Trek.



Características

A Space Opera normalmente se passa no espaço ou em um planeta distante e muitas vezes ignora as leis da física como, por exemplo, espaçonaves que viajam muito mais rápido do que a velocidade da luz. Os planetas geralmente são exóticos, mas tem a atmosfera parecida com a da terra, possuem formas de vida estranhas e os alienígenas falam convenientemente inglês. 
As máquinas nessas histórias incluem, além de espaçonaves, carros voadores, armas com raios lazer  e robôs.   
Além de violar as leis da física, muitas Space Operas incluem forças paranormais e poderes capazes de destruir planetas e galáxias inteiras.
As histórias muitas vezes envolvem grandes corporações, guerras estelares e planetas sendo destruídos por grandes forças e manipulações de tecnologia

Exemplos na Literatura

Perry Rhodan - K. H. Scheer e Clark Darlton


Perry Rhodan é uma série de livros de Space Opera publicada na Alemanha desde 1961. Inicialmente criada para ser uma trilogia, ela se tornou um sucesso que já ultrapassou o número de 2.320 histórias em 2006. A série foi parcialmente traduzida para diversos idiomas e foi adaptada para o cinema no filme Mission Stardust (1967), que foi muito criticado pelos fãs.
A história começa em 1971 com o primeiro voo tripulado à lua por membros da Força Aérea dos Estados Unidos. O major Perry Rhodan e sua tripulação descobrem, em nosso satélite, uma espaçonave extraterrestre acidentada. Se apropriando da tecnologia extraterrestre, eles conseguem a unificação da humanidade e iniciam a conquista da galáxia e do cosmos pela humanidade. Enquanto a série prossegue, alguns personagens adquirem a imortalidade virtual, fazendo a história cruzar milênios, incluindo flashbacks, viagens no tempo, universos paralelos e etc.

Trilogia da Fundação - Isaac Asimov



A Série da Fundação, escrita por Asimov, descreve em detalhes a história de um futuro distante e de como o destino de seus habitantes é influenciado por uma instituição chamada Fundação Enciclopédica. Ao escrever em forma de uma saga científica e enfatizar a procura da sabedoria, o objetivo de Asimov no primeiro livro da série era descrever em detalhes a queda do Império Galático e o surgimento de um mundo científico, orientado pela verdade, sem subterfúgios ou golpes baixos. 


Duna - Frank Herbert



Duna se passa em um futuro distante no meio de um império intergalático feudal em expansão, onde feudos planetários são controlados por casas nobres que devem aliança à casta imperial da Casa Corrino. O livro conta a história do jovem Paul Atreides, herdeiro do Duque Leto Atreides e da respectiva casa Atreides, na ocasião da transferência de sua família para o planeta arrakis, a única fonte no universo da especiaria melange. Em uma história que explora as complexas interações entre política religião, ecologia, tecnologia e escolhas e consequências em alicerce às emoções humanas, o destino de Paul, sua família, seu novo planeta e seus habitantes nativos, os subestimados fremen, assim como o destino do Imperador Padishah, da poderosa Corporação Espacial à seu serviço e da misteriosa ordem feminina das Bene Gesserit, acabam todos interligados em um confronto que mudará o curso da humanidade.

Space Opera - Odisséias Fantásticas Além da Fronteira Final (vários autores)



Publicada pela editora Draco, essa antologia traz nove histórias de autores nacionais. Conflitos políticos, batalhas espaciais, alienígenas, romance, espionagem, tecnologias do futuro e um toque de jeitinho brasileiro, é o que você vai encontrar nesse livro.
Os autores que fazem parte dessa antologia são: Gerson Lodi-Ribeiro, Clinton Davisson, Maria Helena Bandeira, Jorge Luiz Calife, Letícia Velásquez, Marcelo Jacinto Ribeiro, Flávio Medeiros Jr., Larissa Caruso e Hugo Vera. O prefácio é de Fábio Fernandes.




Comentários

  1. Oi!!
    Não costumo ler muitos livros desse gênero, mas adoro os filmes.
    Não sabia que Perry Rhodan estava sendo publicado a tanto tempo! Já ouvi falar, mas nunca vi aqui no Brasil.

    Beijos,
    Sora | Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  2. Amei o post! Como não li nada do gênero, adoro ler resenhas para conhecer mais!
    Beijoca
    Resenhando por Marina

    ResponderExcluir
  3. Nunca li Space Opera, mas costumo gostar dessas vertendes da ficção cientifica.
    Beijos,
    Alem da Contracapa

    ResponderExcluir

Postar um comentário