[resenha] Battle Royale

Título: Battle Royale
Autor: Koushun Takami
Editora: Globo Livros
Páginas: 664
Skoob: Battle Royale

"- Deixe-me explicar a situação. A razão pela qual vocês estão aqui hoje...
Depois de uma pausa, ele prosseguiu:
- ... é para se matarem uns aos outros."



A primeira vez que eu ouvi falar de Battle Royale foi quando saiu o primeiro filme de Jogos Vorazes. Eu li em vários lugares que os livros de Suzanne Collins era um plágio do livro do escritor Japonês, então deixa eu falar um pouquinho dele pra vocês.

Battle Royale fala sobre um país totalitário (a República da Grande Ásia Oriental) onde todo ano uma turma do Ensino Fundamental é escolhida e os alunos são forçados a lutar entre si até que só reste uma criança viva. O objetivo do Programa é mostrar que não se pode confiar em ninguém, nem nos seus colegas de turma.

Olhando assim os dois livros parecem ser bem parecidos, né? Bom, não são. Apesar de a ideia inicial ser a mesma (colocar as crianças pra se matarem em um "jogo"), as semelhanças param por aí. Jogos Vorazes foca mais na questão política, na revolução e tal; já Battle Royale foca mais na violência e na luta pela sobrevivência. Eu sei que vocês podem dizer: claro que é violento, Dani, é um monte de criança se matando. Mas vocês não estão entendendo o quão violento esse livro é. As descrições das mortes são extremamente realistas e o autor faz questão de deixar claro que a morte não é bonita. Não existe eufemismo pra falar de morte em Battle Royale. Até nos momentos "profundos" de "último suspiro" e tal, o autor descreve coisas como catarro misturado no sangue. Todas as mortes me deram um certo asco e olha que eu sou uma pessoa que basicamente lê livros onde os personagens vivem morrendo.

Agora que vocês já entenderam que o livro é violento, eu vou falar de outros pontos. No início eu tive um pouco de dificuldade por causa dos nomes dos personagens. Por serem nomes orientais, eu achei que em algum momento eu fosse confundir todos os personagens porque eu não ia conseguir gravar os nomes, mas na verdade foi só um estranhamento inicial, a gente logo se acostuma e nem lembra que achou complicado (ex: Shuya Nanahara, Noriko Nakagawa, Yoshitoki Kuninobu).

Outra coisa que me chamou atenção é que mesmo sendo 42 estudantes, a gente consegue conhecer todos eles. Não existe um personagem morrer e você não ter uma opinião sobre ele ser bom ou não ou não saber como era aquele estudante específico na sala de aula. Logo no início do livro o autor faz um grande apanhado dos personagens e descreve vários deles. Eu fiquei tentando gravar as informações (porque minha memória é uma bosta) para não confundir as pessoas, mas não precisa se preocupar porque lá na frente você acaba conhecendo melhor cada um deles.

Uma coisa maravilhosa também é que o autor descreve muito bem os lugares e situações (sem ser chato, que é muito importante), o que faz você realmente se sentir dentro do livro (em algumas situações não é legal).

São 664 páginas de muita ação e morte. Claro que tem também bastante crítica sobre o governo e rola também uma contextualização histórica pra não ficar parecendo que a República da Grande Ásia Oriental simplesmente brotou do chão do dia pra noite. Enfim, eu gostei bastante do livro. Apesar de ter começado a ler só pra ver se Jogos Vorazes era plágio mesmo, foi uma leitura que valeu a pena.

Battle Royale também tem dois filmes e mangá (que pode ser encontrado aqui). Eu pessoalmente não gostei dos filmes, achei bem ruim. Apesar de não me preocupar muito com a fidelidade ao livro, eu achei que foram feitas mudanças bizarras e totalmente desnecessárias.



Comentários

  1. Não sabia que tinha filme! É um livro bem pesado né, tanto pela quantidade de páginas, como pela violência sempre presente. Eu também conheci a obra com o lançamento de Jogos Vorazes e toda a comparação que faziam, mas a partir de um momento cada obra abre um caminho diferente, e Battle Royale parece ser repleto de ação.

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol!
      Sim, o livro é bem pesado e tem muita ação. Muita mesmo.
      Eu gostei, mas pode ser uma leitura bem desconfortável pra outras pessoas.

      Beijo

      Excluir
  2. Nossa, acredita que não conhecia esse livro :o sério! Fiquei chó que compararam ele com Jogos Vorazes, de fato não tem muita coisa semelhante além da carnificina né. Enfim, gostei bastante desse livro, com certeza lerei se tiver a oportunidade, ótima resenha!

    http://www.leitorasvorazes.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lilian!
      Que bom que você gostou. Espero que leia. ^^
      Beijo

      Excluir
  3. Oi Dani,
    Acho que não faz meu estilo, hein?
    Não conhecia a obra, então é uma novidade, mas vou deixar passar, rs.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ale!
      Se você não gosta do estilo, melhor não arriscar mesmo. hahahah
      Beijo

      Excluir
  4. Do livro eu sabia, que tinha filme não.
    Não fiquei com vontade de ler, apesar de toda a comparação com Jogos Vorazes, que por sinal só assisti aos filmes.
    Mesmo assim, não deixa de ser interessante.
    Beijos
    http://recolhendopalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dany!
      Ele é muito pesado, dificilmente teria muitos adeptos a essa leitura. rs
      Beijo

      Excluir
  5. Oi, Daniella.
    Pelo visto Jogos Vorazes não é plágio mesmo, apesar de haver algumas semelhanças da temática inicial.
    Esse é um tipo de livro que eu dificilmente leria pela violência extrema.
    Bela resenha.
    Abraços.
    Diego || Diego Morais Viana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Diego!
      Realmente, é um livro extremamente violento. Até eu fiquei agoniada em algumas partes. haha
      Beijo

      Excluir
  6. Olá!
    Eu tenho esse livro, mas ainda não tive tempo de ler. Porém, pretendo fazê-lo em breve.
    Essa retrato mais fiel da violência agrada-me profundamente.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de dezembro. Serão dois vencedores, dividindo 3 livros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii!
      Que bom ver uma pessoa com o mesmo gosto que eu. haha
      Tomara que você goste!^^
      Beijo

      Excluir
  7. Olá, tudo bem? Que "livrinho", né?! Hehehehe. Não faz muito o meu tipo de leitura, mas talvez eu leia um dia. Adorei a dica!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Larissa!
      Ele é complicado mesmo. haha
      Mas tomara que você goste. ^^
      Beijo

      Excluir

Postar um comentário