[gêneros] Young Adult




Se você, assim com eu, adora futucar blogs literários (ou páginas, instagram, grupos...) já deve ter ouvido falar dos YAs, mas o que é isso?
Young Adult ou Jovem Adulto, são livros com personagens entre 14 e 21 anos e está presente em vários gêneros como terror, romance, distopias e ficção cientifica. Como os personagens são adolescentes, os temas abordados incluem os conflitos vividos nessa fase da vida como: identidade, bullying, sexualidade, doenças, relacionamento familiar e relacionamento amoroso. A principal diferença entre o YA e a literatura infanto-juvenil, é o que os YAs deixam para trás a ingenuidade dos protagonistas, frisando nos temas de forma mais madura. 
Agora vamos ver alguns YAs famosos (ou não).


As Vantagens de Ser Invisível

Cartas mais íntimas que um diário, estranhamente únicas, hilárias e devastadoras - são apenas através delas que Charlie compartilha todo o seu mundinho com o leitor. Enveredando pelo universo dos primeiros encontros, dramas familiares, novos amigos, sexo, drogas e daquela música perfeita que nos faz sentir infinito, o roteirista Stephen Chbosky lança luz sobre o amadurecimento no ambiente da escola, um local por vezes opressor e sinônimo de ameaça. Uma leitura que deixa visível os problemas e crises próprios da juventude.



Harry Potter e a Pedra Filosofal


Conheça Harry, filho de Tiago e Lílian Potter, feiticeiros que foram assassinados por um poderosíssimo bruxo, quando ele ainda era um bebê. Com isso, o menino acaba sendo levado para a casa dos tios que nada tinham a ver com o sobrenatural. Até os 10 anos, Harry foi uma espécie de gata borralheira: maltratado pelos tios, herdava roupas velhas do primo gorducho, tinha óculos remendados e era tratado como um estorvo. No dia de seu aniversário de 11 anos, entretanto, ele parece deslizar por um buraco sem fundo, como o de Alice no país das maravilhas, que o conduz a um mundo mágico. Descobre sua verdadeira história e seu destino: ser um aprendiz de feiticeiro até o dia em que terá que enfrentar a pior força do mal, o homem que assassinou seus pais, o terrível Lorde das Trevas. 



O Doador de Memórias


Em O doador de memórias, a premiada autora Lois Lowry constrói um mundo aparentemente ideal onde não existem dor, desigualdade, guerra nem qualquer tipo de conflito. Por outro lado, também não há amor, desejo ou alegria genuína.

Os habitantes de uma pequena comunidade, satisfeitos com a vida ordenada, pacata e estável que levam, conhecem apenas o presente. O passado e todas as lembranças do antigo mundo lhes foram apagados da mente.

Um único indivíduo é encarregado de ser o guardião dessas memórias, com o objetivo de proteger o povo do sofrimento e, ao mesmo tempo, ter a sabedoria necessária para orientar os dirigentes da sociedade em momentos difíceis. 
Aos 12 anos, idade em que toda criança é designada à profissão que irá seguir, Jonas recebe a honra de se tornar o próximo guardião. Ele é avisado de que precisará passar por um treinamento difícil, que exigirá coragem, disciplina e muita força, mas não faz ideia de que seu mundo nunca mais será o mesmo.


A Culpa é das Estrelas


Hazel foi diagnosticada com câncer aos treze anos e agora, aos dezesseis, sobrevive graças a uma droga revolucionária que detém a metástase em seus pulmões. Ela sabe que sua doença é terminal e passa os dias vendo tevê e lendo Uma aflição imperial, livro cujo autor deixou muitas perguntas sem resposta. Essa era sua rotina até ela conhecer Augustus Waters, um jovem de dezessete anos que perdeu uma perna devido a um osteosarcoma, em um Grupo de Apoio a Crianças com Câncer. Como Hazel, Gus é inteligente, tem senso de humor e gosta de ironizar os clichês do mundo do câncer - a principal arma dos dois para enfrentar a doença que lentamente drena a vida das pessoas. Com a ajuda de uma instituição que se dedica a realizar o último desejo de crianças doentes, eles embarcam para Amsterdã para procurar Peter Van Houten, o autor de Uma aflição imperial, em busca das respostas que desejam. 


Para Todos os Garotos que já Amei


Lara Jean guarda suas cartas de amor em uma caixa azul-petróleo que ganhou da mãe. Não são cartas que ela recebeu de alguém, mas que ela mesma escreveu. Uma para cada garoto que amou — cinco ao todo. São cartas sinceras, sem joguinhos nem fingimentos, repletas de coisas que Lara Jean não diria a ninguém, confissões de seus sentimentos mais profundos.

Até que um dia essas cartas secretas são misteriosamente enviadas aos destinatários, e de uma hora para outra a vida amorosa de Lara Jean sai do papel e se transforma em algo que ela não pode mais controlar.

Os 13 Porquês

Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra um misterioso pacote com várias fitas cassetes. Ele ouve as gravações e se dá conta de que foram feitas por uma colega de classe que cometeu suicídio duas semanas antes. Nas fitas, ela explica que 13 motivos a levaram à decisão de se matar. Clay é um deles. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.




Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo


Dante sabe nadar. Ari não. Dante é articulado e confiante. Ari tem dificuldade com as palavras e duvida de si mesmo. Dante é apaixonado por poesia e arte. Ari se perde em pensamentos sobre seu irmão mais velho, que está na prisão.

Um garoto como Dante, com um jeito tão único de ver o mundo, deveria ser a última pessoa capaz de romper as barreiras que Ari construiu em volta de si. Mas quando os dois se conhecem, logo surge uma forte ligação. Eles compartilham livros, pensamentos, sonhos, risadas - e começam a redefinir seus próprios mundos. Assim, descobrem que o amor e a amizade talvez sejam a chave para desvendar os segredos do Universo.


Não Pare!


Nina Scott não suportava mais a vida nômade e solitária que sua mãe, Stela, a obrigava a ter. Mudar de cidade ou de país a cada piscar de olhos, conviver com tantas perguntas que a consumiam, assombrada por mistérios de um passado guardado a sete chaves. Agora, aos 16 anos, a garota das estranhas pupilas verticais exigia respostas. 

E, para sua péssima sorte, elas já estavam a caminho! 

Quando Stela decide ficar em Nova York, Nina acredita que seu sonho de ter uma vida normal vai se tornar realidade. Finalmente terminará o ano letivo em um mesmo colégio, poderá fazer amigos sem ter que abandoná-los em seguida, viver um grande amor, amadurecer, criar raízes... Enfim, curtir a juventude.
Mas o “normal” está muito longe da vida de Nina!
Perdida no olho de um furacão de mortes e inexplicáveis acidentes, tendo que esconder os terríveis fatos da mãe paranoica, Nina começa a desconfiar da própria sanidade mental, de tudo e de todos. O que explicaria os paralisantes calafrios, a perda de visão e de memória que experimentava sempre que alguém morria ao seu redor? O que ela teria a ver com os bizarros e sobrenaturais acontecimentos? 


E então, quais vocês já leram? Gostam do gênero? :)
Se quiser conhecer mais títulos YAs, aqui tem uma lista dos 37 melhores de todos os tempos (lista realizada de acordo com a opinião dos usuários do Goodreads).



Comentários

  1. Olá,
    ADORO YAAAAAAAS. As Vantagens é tão amorzinho que não dá nem para colocar em palavras <3. Oooh coisa linda. Dos livros citados só não li dois, mas por falta de oportunidade mesmo. QUERO MUITO LER PARA TODOS OS GAROTOS QUE JÁ AMEI SOCORROOOO.
    Beijoxx
    Nasci Gabriela - www.nascigabriela.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii!
      Apesar de não ser meu estilo preferido, também quero muito ler Para todos os garotos que já amei". Parece ser muito bom!
      Beijo ^^

      Excluir
  2. Harry Potter eu amo, é claro <3 Para Todos os Garotos que já Amei é um livro que eu queria muito ler e fiquei de olho por muito tempo, mas ainda não pude ler. Espero conseguir em breve!

    www.leitorasvorazes.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também tô querendo ler "Para todos os garotos que já amei", mas ainda não tive tempo. haha
      Beijo

      Excluir
  3. Olá!
    Eu amo YA! Dos citados, A Culpa é das Estrelas e As Vantagens de Ser Invisível são os meus favoritos! Para Todos os Garotos que Já Amei é fofo demais. <3 E claro... Eu amo Harry Potter! Eu ainda não li Não Pare!, mas tenho muita vontade.

    Não conhecia seu blog, mas eu adorei! :D Já estou seguindo. Convido você para conhecer o meu cantinho também (http://psamoleitura.blogspot.com.br). Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Que bom que você gostou daqui. ^^
      Quero muito ler Para Todos os Garotos que Já Amei, mas ainda não consegui. rs
      Beijo

      Excluir
  4. Olá, Daniella.
    Quando o gênero está ligado a outro gênero como você mostrou nos exemplos acima, tipo sobrenatural, distopia eu até que gosto, mas não posso dizer que seja fã do gênero não. Mas ainda prefiro esse do que o New Adult.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil!
      É bem meu caso também. Eu não sou fã do gênero puro e simples, mas tem alguns que são muito bons. :)
      Beijo

      Excluir
  5. Oi Dani!

    Eu não sou muito de YA, confesso, mas HP é sensacional e quero muito ler Não Pare!!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  6. Oi Daniella.
    Não gostei muito de 'O Doador de Memórias' nem de 'Não Pare'. Já 'As Vantagens de Ser Invisível' está na minha lista.
    Sobre Harry Potter, preciso dizer que é um dos meus livros favoritos? <3
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ale!
      Eu gostei bastante de O Doador de Memórias, mas como eu andei lendo muitas distopias eu ando com uma sensação de que tá tudo repetitivo. rs
      HP é maravilhoso! <3
      Beijo

      Excluir
  7. Oi Dani, tudo bem?
    Eu adoro YA =D
    Mas geralmente acabo chamando de YA só os romances hahahha. Para mim Percy Jackson e Harry Potter é fantasia e ponto final hahah. Jovem sim, mas fantasia kkkkkk
    Da sua lista, só li HP :3
    Beijooos
    https://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gis!
      Na verdade eu penso bem como você, mas confesso que se o livro for YA só por YA vai ser bem difícil eu ler, pq não é um gênero que eu goste muito, então a parte de estar em outros gêneros facilita pra mim. hahaha
      Beijo

      Excluir
  8. Gosto muito do gênero e o leio bastante, preciso logo ler a trilogia da Pepper!
    Beijinhos,
    Alice
    www.wonderbooksdaalice.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alice!
      O gênero não é o meu preferido, mas tem livros bem legais. rs
      Beijo

      Excluir

Postar um comentário