Eventos Literários em Salvador - Novembro

Há um tempo eu ando meio desanimada com o blog (o mundo notou que eu ando postando bem pouquinho). Uma espaço que foi criado para que eu falasse sobre uma coisa que eu amo, acabou virando uma cópia de alguns blogs literários que só trazem resenha, resenha e resenha. Não acho errado um blog que só traz resenhas, mas não era nisso que eu estava pensando quando criei o Canastra Literária, até porque o universo literário não se resume só ao livro como produto final.
Apesar de desanimada, eu gosto daqui e não quero acabar o blog, mas para isso acontecer eu preciso fazer algumas modificações por aqui.
Hoje eu estava procurando eventos literários em Salvador e percebi o quanto é difícil encontrar uma agenda literária soteropolitana em um lugar só, então eu decidi que vou reunir isso aqui. Uma vez por mês (ou uma vez por semana, dependendo da quantidade de eventos) eu vou fazer um post reunindo essa programação aqui. Como novembro está com uma programação meio mixuruca, eu vou postar logo os eventos do mês inteiro.


09 à 12/11

Encontro de Leitura e Literatura da UNEB – ELLUNEB - Em sua 5 edição, o evento conta com a presença de destacados escritores, pesquisadores e pensadores da leitura e da literatura, como Ronaldo Correia de Brito, Bia Hetzel, Cidinha da Silva, Sérgio Vaz e Roseana Murray. Na abertura acontece a exibição de um vídeo em homenagem a Mãe Stella de Oxóssi, seguido da Conferência de Abertura proferida pela professora doutora Eliana Yunes. O encerramento ocorre no dia 12 com a Conferência proferira pela pesquisadora Heloisa Buarque de Hollanda. Além das palestras, o evento apresenta um encontro de um coletivo de saraus da periferia de Salvador, contação de histórias para crianças e jovens, e dois ônibus biblioteca, um do Ilê Axé Opó Afunjá e outro da Fundação Pedro Calmon. Para a programação completa, clique aqui.


13/11

Sarau dos 13 Poetas Malditos A sexta-feira 13, de qualquer mês, é conhecida popularmente como o dia do azar ou da maldição. Brincando com esta crença popular, o Espaço Canduras e Artes faz uma atividade artística em homenagem a 13 poetas considerados malditos. A programação conta com música, lançamento de livro, performance e roda livre. O evento acontece as 17h, no Espaço Canduras e Artes (Na Carlos Gomes). Gratuito


15/11

Clube de Leitura - Livro OS DOIS MUNDOS DE ASTRID JONES O clube do livro ou clube de leitura reúne leitores e blogueiros para um bate-papo sobre um determinado livro. Para este encontro, iremos conversar sobre o livro OS DOIS MUNDOS DE ASTRID JONES que é publicado pela editora GUTENBERG.

Sobre o livro: 


'O movimento é impossível.' É o que Astrid Jones, 17 anos, aprendeu na sua aula de filosofia. E, vivendo na pequena cidade em que mora, ela começa a acreditar que isso é mesmo verdade. São sempre as mesmas pessoas, as mesmas fofocas, a mesma visão de mundo limitada, como se estivessem todos presos em uma caverna, nunca enxergando nada além. Nesse ambiente, ela não tem com quem desabafar suas angústias, e por isso deita-se em seu jardim, olha os aviões no céu, e expõe suas dúvidas mais secretas aos passageiros, já que eles nunca irão julgá-la. Em seu conflito solitário, ela se vê dividida entre dois mundos - um em que é livre para ser quem é de verdade e dar vazão ao que vai em seu íntimo, e outro em que precisa se enquadrar desconfortavelmente em convenções sociais.

O evento acontece na Livraria Cultura do Salvador Shopping, às 15h.


Até o dia 27/11

Joias Bibliográficas da Biblioteca de Nélida Piñón A mostra oferece um tour visual de uma seleção de exemplares do acervo da biblioteca particular doada ao Instituto Cervantes de Salvador pela escritora brasileira Nélida Piñón. A exposição é composta de três partes: a primeira, que exibe os livros mais singulares, antigos e raros; a segunda, com amostras de dedicatórias que revelam a relação especial entre os autores e Nélida Piñón; e, finalmente, a terceira, com as obras completas da escritora brasileira. O evento acontece na Galeria do Instituto Cervantes, de seg a sex, 9h30 às 13h e 17h às 20h; sáb, 9h às 13h. Gratuito.


28/11

Sessão de autógrafos do livro "FALA SERIO IRMÃO! / FALA SERIO IRMÃ!" Thalita Rebouças aborda com seu habitual bom humor a relação de Malu com seus dois irmãos. Em edição especial, o livro duplo pode ser lido de ponta-cabeça. Em Fala sério, irmão!, as crônicas, recheada de brigas, momentos hilários e emocionantes, abordam a relação de Malu e seu irmão Mamá. Em Fala sério, irmã!, as histórias estão centradas na convivência entre Malu e sua irmã caçula, Malena, com direito a muitas confusões e confidências. O evento acontece na Livraria Cultura do Salvador Shopping às 15h.

Importante:
Cada fã poderá autografar até 2 livros da Thalita Rebouças, sendo um deles o livro FALA SERIO IRMÃO! / FALA SERIO IRMÃ!

29/11
Noite Alta e outros poemas - Lançamento do mais novo livro sobre poesias de Ruy Espinheira Filho. A publicação dá continuidade a obra poética do autor já consagrada pela crítica e vencedora dos mais importantes prêmios literários do Brasil. O evento acontece na Academia de Letras da Bahia às 18h.

PROGRAMEM SE! :D

Comentários

  1. Que maravilha, não é mesmo?!
    Eu adoraria ir em apenas um evento, mas pra mim acho que é até impossível :/

    Beijos <3
    http://vorazesleitoras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Dani!!!!

    Menina, você leu meus pensamentos!!! Acho que fiz tanta resenha na faculdade, que não me dá ânimo nenhum lotar meu blog delas, mesmo porque elas já existem aos baldes por aí na internet!!!
    Sabe em que que eu estava pensando? Montar um sarau virtual!!! O que você acha??? Olha, é uma coisa que eu nem sei como eu faria, mas eu acho a ideia fantástica para os nossos blogs literários fugidores de resenha!!! Pensa na ideia e depois me fala! ;)
    Bjks e Boas Leituras!

    www.linguaeliteratura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fabiana!
      Amei a ideia do sarau! *-*
      A gente pode pensar em alguma coisa legal!^^
      beijo

      Excluir

Postar um comentário