Orange Is The New Black - Piper Kerman

Título: Orange Is The New Black
Autora: Piper Kerman
Editora: Intrínseca
Páginas: 302
Skoob: aqui

"As outras mulheres brancas me trouxeram sabonete, escova e pasta de dente de verdade, xampu, alguns selos e materiais para escrever, café solúvel, uma caneca de plástico e talvez o mais importante, sandálias de borracha para evitar pegar algum fungo no chuveiro. Fiquei sabendo que todos esses itens precisavam ser comprados na cantina da prisão. Você não tem dinheiro para comprar pasta de dente ou sabão? Problema seu. Torça para ganhar de alguma outra detenta." (Pág.58)

Se você está esperando toda aquela ação e emoção do seriado, pode fechar o livro. Mas isso quer dizer que o livro é ruim? De forma nenhuma.
Ele conta a história de Piper Kerman, uma mulher branca, jovem, de classe média, que é condenada à 15 meses de prisão por participação no tráfico de drogas. No início do livro, nós ficamos sabendo sobre como exatamente Piper se envolveu com o tráfico e como foi todo o processo até ela finalmente ser presa (que durou 7 anos). Quando ela chega na penitenciária, ao contrário do que a gente espera, ela é bem recebida pelas outras detentas brancas (a penitenciária é naturalmente dividida por "tribos" e cada detenta nova é recepcionada por sua própria "tribo"), que tentam fazer de tudo para que ela se sinta melhor. Apesar de não ter um monte de detentas com sangue nos olhos querendo matar as novatas, Piper passa por uma serie de outras dificuldades. Apesar de ela ter algumas facilidades, simplesmente por ser branca e jovem, a vida na prisão não é nada fácil e ela tem que se adaptar a toda uma nova rotina, além de ter que ficar longe da família, do noivo e de amigos.
O mais legal do livro é você conhecer o ponto de vista das detentas, as dificuldades que elas enfrentam com a falta de uma representação legal eficiente, com a falta de programas que realmente ajudem na reinserção social e com o medo de voltar a ser livre, simplesmente pela falta de perspectiva de emprego e moradia, o que faz com que muitas delas acabem voltando ao sistema prisional. Além disso, tem os próprios problemas pessoais dessas detentas, como ficar sem ver a família ou perder um ente querido e não poder ir ao enterro. Mas apesar disso, elas fazem de tudo para ter uma vida o mais normal possível.
Outro ponto que o livro toca é o abuso de poder por parte dos agentes penitenciários e da falta de estrutura dos presídios, da burocracia para se conseguir qualquer coisa e como os próprios agentes e diretores não se importam em cumprir regras. Por fim, apesar de não ter toda aquela emoção ficcional, o livro trata de pontos importantes e denuncia um sistema prisional que, longe de ajudar, faz de tudo para prejudicar a vida dos detentos (que no Brasil deve ser ainda pior).
Outra coisa que eu observei é que a autora amadureceu bastante ao longo do livro, no início eu senti um ar de "coitadinha", como se fosse uma grande injustiça ela estar presa, quando na verdade não era. Mas ao longo do livro ela vai reconhecendo isso e no fim já é uma pessoa completamente diferente. Além disso, a relação que Piper constrói com cada uma das detentas é maravilhosa de ler e ela mesmo admite como essas relações mudaram a vida dela.

"Os Estados Unidos têm a maior população carcerária do mundo - abrigamos cerca de 25% dos prisioneiros do mundo, embora sejamos apenas 5% da população mundial. Essa dependência das prisões é recente: em1980, tínhamos cerca de quinhentos mil americanos presos; agora, temos mais de 2,3 milhões. (...) Os Estados Unidos fizeram investimentos pesados nas prisões, enquanto instituições públicas que verdadeiramente evitam o crime e fortalecem as comunidades - escolas, hospitais, bibliotecas, museus, centros comunitários - não tiveram investimento algum." 

Apesar de se tratar do EUA, em tempos de discussões sobre redução da maioridade penal no Brasil, esse trecho do livro me fez pensar. Não estou dizendo que não existam pessoas realmente ruins, mas acho que talvez se tivesse mais investimento em educação básica e programas sociais (o que não quer dizer bolsas), talvez nossa população carcerária diminuísse bastante. Mas como a ideia aqui é falar do livro e não de política, eu vou terminar essa resenha. rs
Só para finalizar, eu quero dizer que o livro é MUITO bom e vale muito a pena ser lido. Além de ter várias informações interessantes sobre essa realidade que muita gente não faz nem ideia de como seja (tipo eu), a leitura é muito leve e flui tranquilamente.

Comentários

  1. EU SOU APAIXONADA POR OITNB!
    Gostei da tua resenha,concordo com algumas partes haha.
    att,
    www.originalgirl.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Eu sempre escuto vários elogios relacionados ao seriado, sobre o livro eu nunca tinha lido uma resenha até então. Mas fiquei feliz em saber que a leitura vale a pena.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Conheço o livro e a série, mas não li e não assisti também rs
    Tenho curiosidade em acompanhar a série, sobre o livro ainda não tinha lido nenhuma resenha... mas já me empolguei!
    Beijos
    Dri
    http://www.livrosleituraseleitores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Tanto a série, quanto o livro vale muito a pena! ^^
      Beijo

      Excluir
  4. Preciso realmente ler e ver a série, ai só tem bom hype kkk

    Beijos

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu assisti a primeira temporada, e comecei a segunda, mas acabei parando. Quero ver se qualquer hora quero voltar a assistir.
    Quanto ao livro, não sei ainda, eu até quero ler, mas tem tanta coisa =x
    E essa questão do excesso de presos nos EUA é um problema bem grave mesmo...

    Beijos,
    Thiago - Doctor Corgi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te entendo quanto ao "tem tanta coisa". kkkkkkkk
      Mas quando tiver um tempinho, volte e leia. Talvez você gsote. ^^
      Beijo

      Excluir
  6. Eu não tenho muito interesse no livro porque tô precisando diminuir um pouco o ritmo de leitura, mas vejo ótimos comentários tanto no livro quanto na série. E concordo com você que investir em educação é mil vezes o melhor a se fazer! Bjos

    Tici | www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tici!
      Eu também tô com tantas coisas pra ler e tantas resenhas atrasadas...rs
      Mas os dois são realmente muito bons e eu recomendo. ^^
      Beijo

      Excluir

Postar um comentário