Meus queridos Serial Killers

Todo mundo sabe que eu tenho uma paixão (não tão secreta) por serial killers da ficção, então hoje eu resolvi trazer alguns dos meus personagens preferidos.

Hannibal Lecter

Sem dúvida, o Doutor Lecter é o serial killer que eu mais gosto. Sou apaixonada pelos livros, pelos filmes e até a série eu já comecei a assistir. 
Hannibal Lecter foi criado pelo escritor Thomas Harris e surgiu pela primeira vez em 1981, no livro "Dragão Vermelho". Lecter é Doutor em Psicologia e se tornou um assassino canibal após um trauma sofrido na infância.
O primeiro livro que eu li com ele foi "O Silêncio dos Inocentes" (lançado em 1988) e fiquei apaixonada. Eu só descobri os filmes muito tempo depois e já assisti umas 15 vezes cada um (sendo que minha paixão é A Origem do Mal). Além desses dois livros, Lecter aparece também em Hannibal (1999) e em Hannibal, a origem do mal (2006). Nos filmes, o canibal é representado por Anthony Hopkins, sendo que no filme "A Origem do Mal", por causa da idade do personagem, o Doutor é representado por Gaspard Ulliel. 
Só pra deixar vocês com vontade de ler, vou colocar aqui a sinopse de um dos livros do meu serial killer preferido.


Hannibal - Thomas Harris

Após o banho de sangue que Hannibal causou ao fugir do presídio, ele consegue fugir primeiro para o Brasil, onde consegue bons documentos falsos e depois para a Itália, onde, com nova identidade e novo rosto, tenta começar uma vida nova, sendo o curador de um Museu. Mas o vício não o abandona tão facilmente... Enquanto isso, nos Estados Unidos, o FBI não desistiu de prendê-lo, usando a agora Agente Clarice Starling, que já tem um bom conhecimento sobre o caso e está em maus lençóis depois de uma operação policial mal feita. Mas o maior problema de Hannibal não é a polícia! Acontece que uma de suas primeiras vítimas, o rico e inescrupuloso Mason Verger, que foi completamente desfigurado pelo Dr. Lecter, só pensa em vingança. Além de um parafuso a menos, ele sempre está um passo a frente do FBI e sabe que seu objetivo está mais próximo que nunca de se realizar, com uma vingança, que pode ser considerada no mínimo, surpreendente e bizarra! Agora, parece que o Dr. Lecter, de caçador, passa a ser a caça. Vai ser preciso muito mais que seus dentes para se safar dessa rede.

Dexter Morgan

Na verdade, eu conheci Dexter através do seriado e só depois de alguns episódios eu fui ler os livros. Eu sempre gostei de livros com serial killers, mas um psicopata que só mata assassinos eu nunca tinha visto e achei massa. rs
Dexter foi criado pelo escritor Jeff Lindsay e apareceu pela primeira vez em 2004 no livro "A mão esquerda de Deus". A primeira temporada do seriado foi toda inspirada no primeiro livro, mas depois disso cada um segue caminhos diferentes, claro que alguns aspectos da história se mantém, mas a série fica mais independente a partir da segunda temporada, o que não é necessariamente ruim. No seriado, o personagem é interpretado pelo ator Michael C. Hall.
Além de "A Mão Esquerda de Deus", outros livros com personagem são: Querido e Devotado Dexter (2005), Dexter no Escuro (2007), Design de um Assassino (2009), Dexter é Delicioso (2010), Duplo Dexter (2011) e Dexter em Cena (2013). 

Dexter - A Mão Esquerda de Deus

Dexter Morgan é um educado lobo vestido em pele de ovelha. Ele é atraente e charmoso, mas algo em seu passado fez com que se transformasse numa pessoa diferente. Dexter é um serial killer. Na verdade, é um assassino incomum que extermina apenas aqueles que merecem. Ao mesmo tempo, trabalha como perito da polícia de Miami. Em Dexter, a Mão Esquerda de Deus, o livro que deu origem à aclamada série de TV, o adorável matador depara-se com um concorrente de estilo semelhante ao seu, encanta-se e incomoda-se com ele, prevê seus passos... A escrita requintada de Jeff Lindsay nos faz mergulhar na mente de um dos personagens mais ambíguos da história da literatura de suspense. Nunca o macabro foi tratado com tanto refinamento e leveza. Dexter Morgan é uma obra-prima.


Eu Mato - Giorgio Faletti


A partir daqui eu não vou mais falar o nome dos meus amores, porque seria spoiler. rs
Antes de ler, duas coisas me chamaram atenção nesse livro: a capa e a sinopse. A capa me fez pegar o livro e a sinopse me fez pensar: eu PRECISO ler esse livro. E não me decepcionei.
Giorgio Faletti é incrível, mas o final desse livro me deixou atordoada e eu releio sempre que posso. Eu já resenhei esse livro aqui.

A parte que me fez querer ler o livro

" - Até nisso nós somos iguais. A única coisa que nos diferencia é que, quando acaba de falar com elas, você tem a possibilidade de se sentir cansado. Pode ir para casa e desligar a mente e todas as suas doenças. Eu não. Eu não consigo dormir de noite, porque meu sofrimento nunca acaba.
- E nessas noites, o que faz para se livrar do seu sofrimento?
- Eu mato..." 

Sinopse

Neste thriller de estreia de Giorgio Faletti, um agente do FBI e um detetive enfrentam um serial killer em Montecarlo, no glamoroso Principado de Mônaco. Trata-se do caso mais angustiante de suas carreiras: capturar o assassino que anuncia seus próximos alvos por meio de enigmas propostos em telefonemas para um programa de rádio, conduzido por um apresentador carismático. 
Para confundir a polícia, músicas são utilizadas como pistas dos crimes, cujas doses de barbárie e astúcia abatem e desnorteiam policiais, investigadores e psiquiatras. Os assassinatos, caracterizados pela frase Eu mato escrita com sangue, são marcados por uma violência que não poupa nem mesmo a pele das vítimas.

O Xangô de Baker Street - Jô Soares

Esse foi o primeiro livro de Jô Soares que eu li e me apaixonei. Na verdade, não é nem tanto pelo serial killer em si, mas pelo livro inteiro. Eu adoro a forma como Jô constrói a história.
O que me chamou atenção nesse livro e me fez querer ler, foi o fato de Sherlock Holmes estar investigando o caso. Então além de todo o suspense e mistério, também é muito interessante ver como o detetive encara a cultura brasileira. Quanto ao Serial Killer da história, a única coisa que eu tenho a dizer é que ele é GENIAL.

Sinopse

Um violino Stradivarius desaparecido, algumas orelhas cortadas e seus respectivos cadáveres trazem o famoso Sherlock Holmes ao Brasil, por recomendação de sua não menos famosa amiga Sarah Bernhardt. Porém aquilo que parecia um pequeno e discreto caso imperial transforma-se numa saga cheia de perigos, tais como feijoadas, vatapás, mulatas, intelectuais de botequim, pais-de-santo e cannabis sativa. Sem falar, é claro, dos crimes do primeiro serial killer da história, que executa seu sinistro plano nota a nota, com notável afinação e precisão de corte. O britânico e intrépido detetive e seu fiel e desconfiadíssimo esculápio vivem então no Rio de Janeiro a aventura de Sherlock Holmes que Conan Doyle se excusou de contar - por motivos que ficarão bastante óbvios -, mas que para felicidade do leitor brasileiro Jô Soares resgata neste romance implacável e impagável. 

Assassinatos na Academia Brasileira de Letras - Jô Soares


Eu não queria repetir o autor, mas eu não tenho como deixar esse de fora (não tenho culpa se eu gosto dos livros dele).
Minha coisa com esse livro é mais ou menos como com o outro. Não é só  pelo personagem, é por tudo. Assim como os outros livros do autor, apesar de todo o suspense e mistério, a história também é divertida e bem leve. Eu não vou me alongar aqui, porque toda a rasgação de seda ficou no outro, mas antes de terminar eu queria indicar também os outros livros de Jô Soares, porque também são muito bons. As Esganadas, por exemplo, também fala sobre um serial killer, mas desse eu falo depois. ^^

Sinopse

A princípio aquilo parecia um paradoxo ou uma brincadeira de mau gosto: durante seu discurso de posse, o senador Belizário Bezerra, o mais novo imortal da Academia Brasileira de Letras, caiu fulminado no salão do Petit Trianon. A morte de outro confrade, em circunstâncias semelhantes - súbita, sem sangue e sem violência aparente - trouxe uma tensão inusitada para a tradicionalmente plácida casa de Machado de Assis; um serial killer literário parecia solto pelo pacato Rio de Janeiro de 1924, e não estava pra brincadeira. Queria ver mortos todos os imortais. Os "Crimes do Penacho", como a imprensa marrom apelidou a série de assassinatos, despertaram a curiosidade do comissário Machado Machado, um tipo comum na paisagem carioca não fosse o indefectível chapéu-palheta, a pinta de sedutor irresistível e a obstinação em provar que aquelas mortes jamais poderiam ser coincidências. Em sua investigação, que serpenteia entre um chope e outro no Café Lamas, reduto dos intelectuais e jornalistas, uma visita ao teatro São José (mais precisamente ao camarim da deslumbrante Monique Margot, a estrela da peça "Alô... Quem Fala?"), uma passada no cemitério São João Batista e outra na Lapa, Machado Machado se vê às voltas com uma fauna exótica e muito particular. Os suspeitos estão em toda parte: políticos, jornalistas, religiosos, nobres falidos, embaixadores, crupiês, poetas maiores e menores, homens de letras, magnatas da imprensa, quase todos com um pendor inescapável para o assanhamento e a malandragem. "Assassinatos na Academia Brasileira de Letras" combina o sabor da prosa de Jô Soares a uma pesquisa histórica que reconstitui nos mais ricos detalhes um Rio de Janeiro que até agora não estava nos livros: parecia estar apenas na memória de quem o viveu. Como quem não quer nada, Jô mistura erudição e humor, texto e imagens, suspense e comédia de costumes - fórmula secreta que, na mão dos grandes autores, garante a marca da melhor literatura.

Comentários

  1. Olá Dannii!
    ai caramba, não li nenhum desse livros, não vejo Dexter! MAS AINDA TENHO SALVAÇÃO JÁ VI HANNIBAL! e quero ver o novo seriado lançado!!! ufa! não sou um total caso perdido!
    Mas os livros do Jô parecem ser tãããão bacanas! Acho que quando surgir uma oportunidade, em um futuro próximo, darei uma chance!

    Um beeijo Lara.
    Blog Meus Mundos no Mundo | | Página Coração Furta-Cor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lara!
      Hannibal é o meu preferido! *-*
      Então você não está tão ruim assim. kkkkkkk
      Mas eu recomendo os outros livros também, principalmente Eu Mato e os de Jô. Apesar de amar Dexter, não acho que seja uma leitura obrigatória, principalmente para quem não é muito ligado ao estilo.
      Beijo =*

      Excluir
    2. viu só não disse que eu tiiiinha salvação hahah?!
      Eu vou adimitir que não falei de "Eu Mato" porque eu não conhecia mesmo! Mas anotei a dica, quando for procurar algo do gênero eu mato e os livros do Jo estarão no topo da lista!

      um beeijo

      Excluir
  2. Olá Dani!
    Não li nenhum livro com Serial Killer ainda, e também não sou de assistir as séries e filmes. Não faz muito o meu estilo, rs.
    Sou mais dos romances leves, sem mortes, entende? rs.
    mas adorei o post!
    Beijos,
    Ana M.
    www.vicioemlivros.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Ana!
    Já vi que a gente é o oposto. Não gosto de ler romances, talvez uns dois por ano no mááááximo. rsrs
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Oi Dani tudo bem???

    Ahhh impossível, Dexter para mim bate qualquer vilão, foi incrível como conseguiram que o publico se apaixonasse pelo serial killer!

    O final da série me destruiu =/
    Fico com ele sem ninguém para colocar do lado ^^

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Joi!
      Eu sou apaixonada por Dexter, mas me desanimei muito no quarto livro. :/
      Ainda tô enrolando para assistir a última temporada, então não me conta. rs
      Mas todo mundo que viu, disse que não gostou. Enfim, Dexter andou me decepcionando um pouquinho e Hannibal é uma paixão antiiiiiiiiga. rsrs

      Beijo

      Excluir
  5. Ei Danielle, tudo bem?
    Nossa também curto muito esses "Serial Killers" da ficção.
    Me indicaram muito assistir Hannibal, já conheço a premissa e acho que irei me identificar bastante. Vou baixar as temporadas e depois te conto o que achei.

    Bjss
    www.booksever.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, Filipe!
    Eu demorei pra começar assistir, porque vi uns episódios aleatórios e não gostei, mas depois que comecei a ver desde o início, eu achei bem legal. ^^

    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Olá =3.
    Primeiro preciso dizer que adorei o post, muito criativo e bacana <3.
    Eu não conheço nenhum desses personagens direito, mas tenho muita vontade de conhecer Hannibal e Dexter!

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Inês!
      Que bom que você gostou! :D
      Ah, vale muito a pena conhecer eles, você vai adorar!rs

      Beijo

      Excluir
  8. Eu não gosto hehehe. Nada de assassinos, mortes, etc.. eu sou bem arroz com feijão acho :D

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Monique!
      Graças a Deus as pessoas gostam de coisas diferentes, é graças a isso que temos essa diversidade literária. rsrs
      Além disso, arroz com feijão é gostoso também. ;)
      Beijo

      Excluir
  9. Primeiro de tudo: sou muito medrosa, não era antes, mas me tornei muito!!! Agora vamos lá... Fiquei com medo só de ler o post hahahhaha imagina de ler os livros. Acho que sou mais romaaaantica mesmo!

    Beijinhos
    www.carolneumann.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não é a primeira pessoa que diz isso aqui. rs
      Eu não gosto muito de romances, mas adoro a ideia de cada um gostar de uma coisa, é bom que a gente tem um monte de coisas diferentes para ler. rs
      Beijo

      Excluir
  10. Adorei seu blog... e este post então, nem se fala. Eu adoro o Dexter.
    Sou apaixonada pelas historias de mistério, terror e assassinato.
    Parabéns.
    Bjs

    www.osliteratoss.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou. *-*
      Histórias de mistério e terror são as minhas favoritas. rs
      Beijo

      Excluir

Postar um comentário