Livros: por onde começar?

Eu não sei como andam as aulas de literatura nas escolas hoje em dia, mas na minha época (até 2007) eu tinha a sensação de que a culpa de os alunos não gostarem de ler, era um pouco da escola. Eu amo clássicos, mas tentar fazer crianças e adolescentes gostarem de ler com Machado de Assis, Eça de Queirós e Joaquim Manuel de Macedo, nem sempre funciona. 
Muita gente me pede indicações de livros e como algumas delas não tem muita intimidade com eles, não adianta indicar os meus preferidos. Então quando alguém me pede uma indicação, a primeira coisa que eu pergunto é: do que você gosta?
Eu não me refiro ao que a pessoa gosta com relação à livros, mas com relação a tudo. Por exemplo, meu irmão sempre gostou de tecnologia. Quando ele era muito pequeno, ele dizia que quando crescesse queria construir robô (hoje ele faz mecatrônica), então se fosse para indicar algum livro para ele, eu indicaria algum do Julio Verne ou outro steampunk e como ele também gosta de RPG, ele também gostaria de algum da Literatura Gamer (que ele já deve conhecer bem mais do que eu).
Uma forma fácil de descobrir o que devemos indicar, é saber que tipo de filme a pessoa gosta (tá, essa é meio óbvia mesmo. rs). Pelo gênero dos filmes, a gente transfere para livro e pronto. Tudo lindo.
Mas se a pessoa não é tão óbvia quanto meu irmão, nem gosta muito de filmes, aí a gente parte para outros interesses tipo: o que a pessoa gosta de ver na internet, qual curso tem vontade de fazer, o que gosta de fazer no tempo livre e etc. 
Então, por exemplo, se a pessoa diz que gosta de ver piada na internet, eu posso indicar um livro de crônicas do Veríssimo. Se a pessoa pensa em fazer psicologia, eu posso indicar um livro de Allan e Barbara Pease. Se no tempo livre a pessoa gosta de viajar ou fazer alguma coisa que envolva aventura, eu posso indicar alguma ficção bem agitada como Maze Runner ou a Trilogia do Novo Elo. Claro que não é todo mundo que faz psicologia que vai gostar de Allan e Barbara Pease e não é todo espírito aventureiro que vai gostar de Maze Runner, mas já é um ponto de partida. Se o primeiro livro não cativou a pessoa, você pode procurar outro seguindo a mesma linha até achar um que agrade ou então encontrar algum outro interesse, afinal a pessoa pode gostar de aventura e também ser super romântica, por exemplo e preferir uma coisa mais na linha Nicholas Sparks. Então eu acho que quanto mais você conhecer a pessoa, mais fácil decifrar o que ela vai gostar de ler.
Na minha opinião, não existem pessoas que não gostem de ler, existem pessoas que ainda não encontraram seu livro de cabeceira.

Comentários

  1. Oi Daniella, bela oberservação a sua. Em partes a escola interfere bastante ao formar leitores, mas existe muito desinteresse e preguiça também por parte dos alunos. Percebo isso no meu colégio, pois quando um professor pede para que leiamos algum livro para um trabalho ou prova, pelo menos 50% da turma pesquisa apenas resumos na internet. É uma pena que ainda não tenho descoberto o prazer da leitura.

    Estou seguindo o seu blog! Postei no meu blog uma lista com meus desejos literários se quiser dar uma olhada:
    http://joicecarolineblog.blogspot.com.br/2014/07/wishlist-literaria.html

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que esse desinteresse e preguiça dos alunos vem justamente da falta de afinidade com os temas tratados nos livros que os professores costumam pedir. rs
      Li seu blog e também já estou seguindo.
      Adorei o dicionário dos cachos. rsrs
      Beijo

      Excluir
  2. Verdade, as pessoas não tem o hábito de ler porque ainda não encontraram o estilo de livro que mais as atrai.
    Que blog legal conterrânea, adorei viu.
    Bjoo

    Jéssica

    www.minhasfeminices.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou!
      Já passei no seu e amei!
      Agora eu vou lá sempre. ^^
      Beijo

      Excluir
  3. Primeiramente, parabéns pelo post Dani! Gostei muito do texto. Eu também não gostava de ler, mas depois que li Anarquistas Graças á Deus, da Zélia Gattai, isso mudou :) Hoje eu sou apaixonada por leitura, gosto de literatura inglesa e também de sagas. Concordo com você, ás vezes a pessoa só não encontrou o livro certo.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não lembro bem como eu me me apaixonei pelos livros, mas deve ter tido alguma relação com Agatha Christie. rs
      Que bom que você gostou. :D

      Beijo

      Excluir

Postar um comentário