Literatura Gamer

Eu li esse termo em algum lugar há alguns meses e prometi que ia pesquisar mais sobre o assunto. Demorei, mas pesquisei. rs
Primeiro eu descobri que esse tipo de livro faz parte da Ficção tie-in, que é uma ficção longa ou curta que se conecta a outro produto, que nesse caso são os games. O objetivo da literatura gamer é aproximar esses dois públicos: leitores e jogadores, fazendo com que cada um se interesse pelo universo do outro a partir de uma história em comum.
Eu nunca fui muito fã de RPG, mas eu sempre vi meu irmão e meus amigos jogarem (até comecei a jogar bem de leve) e o que me chamou a atenção foi justamente a quantidade de histórias por trás dos jogos. Quando os meninos começaram a me ensinar a jogar um deles (beijo, Rike, Caio, Eber e Paulinha), eu me interessei logo pelas histórias dos personagens (como boa leitora que sou) e passei um tempão lendo as fichas deles. Além da posição que cada personagem jogava, fiquei sabendo sobre "classes sociais", intrigas familiares, romance, amizades e inimizades, enfim... por mim eu não precisava nem jogar, só aquelas histórias já me deixavam bem entretida. Quando eu me toquei que muitos desses jogos já tinham virado livros, eu fiquei bem animada, até porque o estilo se parece bastante com a literatura fantástica que eu tanto amo.

Confira agora alguns exemplos de Literatura Gamer.

Cada jogo tem uma série de livros, então eu vou colocar um livro para cada e quem se interessar, procura os outros. ^^

World of Warcraft - Ashbringer - A lenda começa 




Enquanto a Scourge de Lich King infesta as terras de Lordaeron, uma poderosa espada é criada a partir de um artefato negro. Nas mãos dos Highlord Alexandros Mograine, a espada se tornará uma lenda. Com o tempo, ambos, a espada e o homem se tornarão... Ashbringer.

Autores: Micky NeilsonLudo LullabiTony Washington




Starcraft - Linha de Frente Vol. 1


StarCraft - Linha de frente traz o universo brutal, sombrio e fascinante do jogo StarCraft para os quadrinhos. Você vai ler aventuras inéditas que retratam com fidelidade a mitologia do jogo e expandem sua história.

História do volume 1

POR QUE LUTAMOS
Cada uma das três raças - terran, protoss e zerg - é examinada de perto nessa emocionante introdução ao universo de StarCraft por meio de seus combatentes.

DEUS DO TROVÃO
A ganância e o ego do piloto de um thor o levam, junto com dois comparsas, a uma perigosa busca a um tesouro de proporções inimagináveis, bem no meio da zona de guerra do Mar Sara.

ARMA DE GUERRA
Um garoto psiônico de 6 anos de idade está no centro de um conflito entre uma colônia mineradora e os zergs. Os confrontos aumentam de intensidade e os fuzileiros e mineradores se veem diante de uma decisão difícil: continuarem unidos ou usarem o garoto contra os invasores?

BRINDAGEM PESADA - PARTE 1
O jovem piloto de Wyrm Wes Carter é a última barreira entre a vida dos moradores de uma colônia em um viking controlado por um piloto enlouquecido. 

Autores: Knaak,Washio, Furman, ElliottBenjamin

Assassin's Creed - Renascença 


Traído pelas famílias que governam as cidades-estado italianas, um jovem embarca em uma jornada épica em busca de vingança. Para erradicar a corrupção e restaurar a honra de sua família, ele irá aprender a Arte dos Assassinos. Ao longo do caminho, Ezio terá de contar com a sabedoria de grandes mentores, como Leonardo da Vinci e Nicolau Maquiavel, sabendo que sua sobrevivência depende inteiramente de sua perícia e habilidade. Para os seus aliados, ele será uma força para trazer a mudança lutando pela liberdade e pela justiça. Para os seus inimigos, ele será uma ameaça que procura destruir os tiranos que oprimem o povo da Itália. Assim começa uma épica história de poder, vingança e conspiração.

Autor: Oliver Bowden

Resident Evil - A Conspiração Umbrella


Entre em um mundo de horrores... 

Raccoon City: uma comunidade remota nas montanhas é subitamente vítima de 
uma série de assassinatos grotescos, que parecem estar ligados à floresta que cerca a cidade. Rumores bizarros começam a se espalhar, descrevendo ataques de criaturas violentas, algumas humanas... E outras não! As vítimas parecem ter sido parcialmente devoradas. 

No epicentro dessas mortes está a sombria mansão que pertence à misteriosa Corporação Umbrella. Durante anos a Umbrella tem conduzido, dentro da propriedade, pesquisas genéticas de alto custo e sem supervisão. 

Foi enviado para investigar os estranhos acontecimentos o S.T.A.R.S., uma unidade militar formada por uma variedade de especialistas: o malandro Chris Redfield, a ex-ladra Jill Valentine, o atirador de elite Barry Burton e o enigmático líder de equipe, Albert Wesker. Junto com os outros membros do S.T.A.R.S., ele tem boas razões para considerar-se preparado para qualquer coisa. 

Mas o que se revela quando os S.T.A.R.S. adentram pelas portas da mansão é o mais puro terror, muito além dos seus piores pesadelos: criaturas que desafiam as leis da vida e da morte, resultado de experimentos proibidos que saíram desastrosamente errados. Por trás de tudo isso está uma conspiração tão grande e suja em seus planos que os S.T.A.R.S. serão traídos por eles próprios, para assegurar que o mundo nunca descubra os segredos da Umbrella. 

E se alguém sobreviver... Irá com certeza invejar aqueles que morreram.

Autor: S. D. Perry

Diablo III - A Ordem


Baseado no game Diablo III — lançado em março de 2012 nos Estados Unidos (e no início de junho no Brasil) após uma década de espera pelos fãs, com mais de 3,5 milhões de cópias vendidas em um dia e mais de 7 milhões em uma semana, quebrando diversos recordes de venda —, o romance narra a jornada épica de Deckard Cain, último sobrevivente de uma misteriosa e lendária ordem, Horadrim, na busca pelos outros integrantes perdidos, para salvar o mundo de Santuário das forças demoníacas do Inferno Ardente, anos antes dos acontecimentos do jogo. O autor, Nate Kenyon, é finalista do prêmio Bram Stoker, da Associação de Escritores de Terror

Autor: Nate Kenyon


Battlefield 3: O Russo




Em Battlefield 3: O Russo, os caminhos de Dima Mayaskovsky e do sargento americano Blackburn se cruzam na missão de salvar Nova York e Paris da perigosa ameaça de explosões nucleares. Baseado na franquia Battlefield, o romance recria a aventura e ação do game, ao mesmo tempo em que mergulha na mente de personagens já conhecidos. E tece suas motivações, passado, sonhos, segredos e lealdades.

Autores: Andy McNabPeter Grimsdale



Comentários

  1. Oii Danii!
    Entãããão eu sou uma gammer de carteirinha, sempre joguei RPG, atualmente ando meio parada, mas sempre que sobra um tempinho to lá no LOL ou no StarCraft! :)
    O mercado literário nessa área está em expansão exponencial! Toda hora sai livros desse assunto, acho que o livro inspirado em RPG que mais fez sucesso é as Cronicas de fogo e Gelo, que todos os personagens tem um quezinho de D&D! Além da outra série do mesmo autor "The Wild Cards", que nada mais é que a "ata" de 25 anos de jogos de RPG e mesa, jogados com os amigos! :)

    um beeijo Lara
    http://meusmundosnomundo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lara, eu morria sem saber essa de Cronicas de Gelo e Fogo. kkkkkkkk
      Eu só cheguei até LOL mesmo! :x
      Beijo, flor

      Excluir

Postar um comentário