Ah, o terror...

Como ontem eu já falei de histórias de amor, mesmo hoje sendo dia de Santo Antônio, eu me sinto livre para falar das histórias de suspense e terror. Afinal, é sexta-feira 13.
Se no último post tinha autores como Milan Kundera, David Nicholls e Joaquim Manuel de Macedo; hoje quem está em alta é Stephen King, Edgar Allan Poe e Thomas Harris.
Nada mais justo do que começar o post falando sobre um dos grandes autores do gênero. Toda vez que eu peço alguma indicação de livros de terror e suspense, Stephen King é imediatamente citado. Aliás, o último livro que eu li foi justamente dele.


Sob a Redoma - Stephen King


Em um dia como outro qualquer em Chester’s Mill, no Maine, a pequena cidade é subitamente isolada do resto do mundo por um campo de força invisível. Aviões explodem quando tentam atravessá-lo e pessoas trabalhando em cidades vizinhas são separadas de suas famílias. Ninguém consegue entender o que é esta barreira, de onde ela veio e quando — ou se — ela irá desaparecer.




Mas apesar de esse ser um ótimo livro, eu não posso deixar de fora alguns clássicos do autor como: Carrie, A Estranha e A Coisa.

Carrie, A Estranha - Stephen King


Carrie, a Estranha narra a atormentada adolescência de uma jovem problemática, perseguida pelos colegas, professores e impedida pela mãe de levar a vida como as garotas de sua idade. Só que Carrie guarda um segredo: quando ela está por perto, objetos voam, portas são trancadas ao sabor do nada, velas se apagam e voltam a iluminar, misteriosamente.

Aos 16 anos, desajustada socialmente, Carrie prepara sua vingança contra todos os que a prejudicaram. A vendeta vem à tona de forma tão furiosa e amedrontadora que até hoje permanece como exemplo de uma das mais chocantes e inovadoras narrativas de terror de todos os tempos.

Com tantos ingredientes de suspense, Carrie, a Estranha logo se transformou num enorme sucesso internacional e passou a integrar a mitologia americana. Ao ser transportado para as telas, em 1976, pelas mãos de Brian de Palma, teve a atriz Sissy Spacek e John Travolta em seus papéis principais.


A Coisa - Stephen King


Nesse romance o mestre do terror nos leva de volta ao tempo em que acreditávamos mais em nossa imaginação, em nossos sonhos e também em nossos pesadelos...
Junho de 1958. Derry, pacata cidadezinha do Maine. Início das férias de verão. Para Bill, Richie, Eddie, Stan, Beverly, Mike e Ben, sete adolescentes que, pouco a pouco, se tornam amigos inseparáveis, este será um verão inesquecível. Um tempo em que vão descobrir o doce sabor da amizade, do amor, da união. Uma época em que vão provar o gosto amargo da perda, do medo, da dor. Este será um ano inesquecível. Terrivelmente inesquecível. O ano em que vão conhecer a Coisa, a força estranha e maligna que vem deixando um rastro de sangue na calma Derry. O ser sobrenatural que apresenta um apetite especial por inocentes crianças.
Maio de 1985. O tempo passou deixando suas marcas em cada um deles. Já não são mais crianças. Mike Hanlon, o único que permanece em Derry, dá o sinal. Precisam unir novamente suas forças. A Coisa volta a atacar e eles devem cumprir a promessa selada com sangue quando crianças. Só eles têm a chave do enigma. Só eles sabem o que se esconde nas entranhas de Derry. Apenas eles podem vencer o poder maléfico da Coisa. 

Eu poderia passar o resto da vida citando o mestre Stephen King, mas como essa é a única sexta-feira 13 do ano, eu gostaria de falar sobre mais dois autores que eu gosto muito.
A primeira vez que eu li Edgar Allan Poe, eu devia ter uns 13 anos e como eu costumava ler antes de dormir, vocês podem imaginar como foi traumático. rs
Sempre que me perguntam o que eu acho de Poe, eu descrevo um autor com uma única palavra: Macabro. (e eu adoro!)

Histórias Extraordinárias - Edgar Allan Poe


O homem sempre sentiu medo, sobretudo daquilo que não pode entender,do incerto e — porque não dizer — do proibido. Talvez por isso o horror tenha algo que nos afaste, mas que também nos atraia e nos deixe fascinados. E foi desbravando essa estranha e ambígua sensação que o contista, crítico e poeta norte-americano Edgar Allan Poe se consagrou como um dos mestres do gênero do terror e o pai da literatura policial. Ambientes sombrios, ruas desertas, esquinas escuras, mansões malditas, assassinatos misteriosos e personagens sobrenaturais compõem a atmosfera gótica que tanto marcou suas histórias de terror. Poe detém o poder de envolver o leitor desde a primeira frase. Ele nos conduz pelo conto, deixando escapar apenas o que devemos saber naquele momento, mantendo o suspense até o desfecho invariavelmente inesperado. Mas suas fina ironia, seu sarcástico humor e suas inigualáveis lógicas e sagacidade também são elementos que cunharam a obra desse homem que influenciou de forma decisiva o conto moderno de horror. Ler as histórias de Edgar Allan Poe nos faz regressar aos tempos de infância, em que os maiores medos despertavam o horror, mas também deixavam um estranho desejo de sentir o corpo arrepiar, só mais uma vez. Uma experiência inigualável. 


Apesar de ser mais descrito como romance policial, eu gostaria de colocar aqui um dos meus personagens preferidos, que não deixa de ser bem assustador. O serial killer Hannibal Lecter, de Thomas Harris.

Dragão Vermelho - Thomas Harris



Dragão Vermelho é a história de um agente do FBI, especializado em serial killers. Ele entra em colapso após a caçada a um psicopata extremamente perigoso. Mas seus serviços são novamente requisitados quando um serial killer começa a matar famílias inteiras, quebrando espelhos da casa e colocando os cacos diretamente nos olhos das vitímas. E para resolver esse caso, ele conta, a contra gosto, com a ajuda de um de seus maiores inimigos, o psiquiatra sociopata canibal, o doutor Hannibal Lecter.


               Bônus



Os Sete - André Vianco



Uma caravela portuguesa naufragada há cinco séculos é descoberta no litoral brasileiro. Dentro dela, sete cadáveres aprisionados em uma caixa de prata, acusados, na época, de bruxaria. Universitários irão estudar os cadáveres, que estão em perfeito estado de conservação... Será que estão mesmo mortos?




Marina - Carlos Ruiz Zafón


Neste livro, Zafón constrói um suspense envolvente em que Barcelona é a cidade-personagem, por onde o estudante de internato Óscar Drai, de 15 anos, passa todo o seu tempo livre, andando pelas ruas e se encantando com a arquitetura de seus casarões. É um desses antigos casarões aparentemente abandonados que chama a atenção de Oscar, que logo se aventura a entrar na casa. Lá dentro, o jovem se encanta com o som de uma belíssima voz e por um relógio de bolso quebrado e muito antigo. Mas ele se assusta com uma inesperada presença na sala de estar e foge, assustado, levando o relógio. Dias depois, ao retornar à casa para devolver o objeto roubado, conhece Marina, a jovem de olhos cinzentos que o leva a um cemitério, onde uma mulher coberta por um manto negro visita uma sepultura sem nome, sempre à mesma data, à mesma hora. Os dois passam então a tentar desvendar o mistério que ronda a mulher do cemitério, passando por palacetes e estufas abandonadas, lutando contra manequins vivos e se defrontando com o mesmo símbolo - uma mariposa negra - diversas vezes, nas mais aventurosas situações por entre os cantos remotos de Barcelona. Tudo isso pelos olhos de Oscar, o menino solitário que se apaixona por Marina e tudo o que a envolve, passando a conviver dia e noite com a falta de eletricidade do casarão, o amigável e doente pai da garota, Germán, o gato Kafka, e a coleção de pinturas espectrais da sala de retratos. Em Marina, o leitor é tragado para dentro de uma investigação cheia de mistérios, conhecendo, a cada capítulo, novas pistas e personagens de uma intrincada história sobre um imigrante de Praga que fez fama e fortuna em Barcelona e teve com sua bela esposa um fim trágico. Ou pelo menos é o que todos imaginam que tenha acontecido, a não ser por Oscar e Marina, que vão correr em busca da verdade - antes de saber que é ela que vai ao encontro deles, como declara um dos complexos personagens do livro. 

Damien, Profecia II - Joseph Howard


Numa escavação arqueológica em Israel um famoso arqueólogo contempla, horrorizado, um painel subterrâneo que prova que ele não está louco... embora desejasse estar, para o bem do mundo. Numa estrada deserta no meio oeste americano, uma linda fotógrafa tenta se livrar das garras implacáveis e do bico mortal de um imenso corvo negro... Na mansão de um milionário perto de Chicago uma velha desesperada faz um ultimo esforço para derrotar o adolescente de aparência angelical que está a caminho de conquistar um poder sem paralelos... A MAIS TERRÍVEL DE TODAS AS PREDIÇÕES: A CHEGADA DO ANTICRISTO SE CONVERTE EM REALIDADE.

O Carro - Dennis Shryack, Michael Butler

Lindo, preto, poderoso, invencível.
Uma fera metálica à solta, buscando suas presas.
Na cidade de Santa Ynez, encontrou o que procurava.
Uma por uma, foi matando suas vítimas horrorizadas, e depois desaparecia no deserto.
De onde tinha vindo? Ninguém sabia? Quem o guiava?
Alguém.
Alguma coisa. Talvez o próprio demônio...




O Senhor das Moscas - William Golding


Um grupo de jovens é retirado de uma cidade atingida por um bombardeio atômico. Eles passam a viver numa ilha deserta do Pacífico e lá reconstituem os valores da sociedade em que viveram. Este romance é considerado a obra-prima do prêmio Nobel de 1983.




O Exorcista - William Peter Blatty



Nos Estados Unidos da América, algo muito estranho acontece. Atingida por uma doença que os melhores especialistas não conseguem descobrir, uma criança caminha para a morte, semeando a destruição à sua volta, ao mesmo tempo que se vai apagando numa agonia atroz.

Comentários

  1. Oi Dani tudo bom?
    Soooou uma medrosa de carteirinha, chega a ser ridículo!
    Não desgosto do gênero, sempre que vejo ou leio acabo gostando, mas fico que nem uma criança aterrorizada sabe?! Então sempre que vou ler quaaalquer coisa do gênero tenho que estar muito bem preparada se não fico toda cheia das frescurites! :)

    um beeijo Lara
    http://meusmundosnomundo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu te entendo, Lara! rs
    Apesar de adorar o gênero, eu também sempre me preparo psicologicamente para alguns autores. rs
    Beijo

    P.S.: Vou pular a resenha de Cidade do Fogo Celestial, porque ainda estou lendo a serie. rs

    ResponderExcluir

Postar um comentário