Dia Nacional do Livro Infantil

Título: O Menino do dedo Verde
Autor: Maurice Druon
Editora: José Olympio
Skoob: O Menino do Dedo Verde


Descobri uma coisa extraordinária. As flores não deixam o mal ir adiante.



Hoje eu estava ouvindo um programa no rádio e a enquete era: Que livro marcou sua infância?
Eu lembro muito de quando eu li esse livro pela primeira vez. Eu devia ter uns 9 anos e passei dias pensando em como Tistu tinha sido esperto e em como foi fácil uma criança salvar o mundo usando flores. Então por mais que eu adore livros como "O Pequeno Príncipe" e "Meu pé de Laranja Lima", "O Menino do Dedo Verde" foi o livro que marcou a minha infância.
"O Menino do Dedo Verde", de Maurice Druon, tornou-se um clássico da literatura para crianças e jovens em todo o mundo e permanece atual há três décadas, sendo adotado em escolas do Ensino Fundamental todos os anos. Esta fábula trata de questões relacionadas com os conceitos de convívio social, ética e cidadania; e foi pioneira ao abordar o tema ecologia.
O Pequeno Príncipe e Meu Pé De Laranja Lima venceram disparados. Eu também adoro esses livros, mas o que realmente marcou a minha foi O Menino do Dedo Verde. 
Usar flores para lutar contra a guerra é uma ideia que a gente ouve o tempo inteiro, mas eu nunca tinha pensado em usar flores com Tistu usou. Enquanto estudava jardinagem, ele descobriu que tinha um dom bem interessante, o seu polegar fazia crescer flores em qualquer lugar.
Ele é filho de um fabricante de armas, que fornece para os dois lados de uma guerra. Por mais que a guerra representasse mais dinheiro para a família de Tistu, ele queria que ela acabasse de uma vez por todas.

Sinopse

Era uma vez Tistu... Um menino diferente de todo mundo. Com uma vidinha inteiramente sua, o pequeno de olhos azuis e cabelos loiros deixava impressões digitais que suscitavam o reverdecimento e a alegria. As proezas de seu dedo verde eram originais e um segredo entre ele e o velho jardineiro, Bigode, para quem seu polegar era invisível e seu talento, oculto, um dom do céu. Até o final surpreendente e singelo.
"O Menino do Dedo Verde", de Maurice Druon, tornou-se um clássico da literatura para crianças e jovens em todo o mundo e permanece atual há três décadas, sendo adotado em escolas do Ensino Fundamental todos os anos. Esta fábula trata de questões relacionadas com os conceitos de convívio social, ética e cidadania; e foi pioneira ao abordar o tema ecologia.

Comentários