Meu Primeiro Assassinato - Leena Lehtolainen

Título: Meu Primeiro Assassinato
Autor: Leena Lehtolainen
Editora: Vertigo

"Desde que voltei a ser policial, eu já investiguei aproximadamente uma dúzia de mortes, e todas acabaram por se mostrar homicídios casuais, a maioria crimes passionais. Todos foram péssimos para alguém, não somente para a vítima e o assassino, mas também para a família e os amigos. Eles causam insegurança, autoacusação, medo, dúvidas. Essas emoções também sempre me afetaram, mesmo eu tentando me manter indiferente. dessa vez foi ainda pior. Eu gostaria que tivesse um circuito em minha cabeça que pudesse desligar todos os meus sentimentos. O que ficaria seria uma inteligência mecânica para resolver crimes." (Pág. 67)


Sinopse

Depois de alguns anos na polícia federal, onde a rotina de autuações e interrogatórios de pequenos delinquentes a entedia, Maria Kallio retoma seus estudos na faculdade de Direito. Mas sente falta da ação e acaba aceitando substituir um colega no departamento policial de Helsinque. Assim começa sua primeira investigação criminal: um jovem, que passava um fim de semana na casa de seus pais em companhia de sete outros membros de um coral, é encontrado morto, afogado. O culpado só pode ser alguém do grupo. Mas quem? Maria interroga um a um. Sua tarefa é árdua: ela conheceu a vítima e alguns dos suspeitos quando era estudante. E tem a mesma idade deles, o que não a torna muito convincente como inspetora neste caso. Além disso, todos tinham boas razões para detestar a vítima: um jovem rico, talentoso, bem-sucedido e conquistador .

É uma leitura leve. É gostoso de ler, mas sinceramente não me prendeu, não foi o tipo de livro que me deu vontade de ler em cada momento livre pra matar a curiosidade. Eu sei que parece que só tenho comentários negativos, mas juro que gostei do livro. No geral, ele é muito bom. E tem uma coisa que eu adorei, ao contrário da maioria dos livros de mistério/policial, a autora não deixa pra contar tudo no final, dizendo em duas páginas como foi que descobriu tudo, enquanto o resto do livro é enrolação pura pra desviar a atenção do leitor. Em "Meu Primeiro Assassinato" eu me senti parte da investigação, descobrindo os fatos junto com Maria Kallio. Claro que no final aparecem alguns "fatos surpresas", mas você não chega ao final totalmente cego, com a sensação de que o livro inteiro foram só aquelas duas últimas páginas.
Gostei também da ideia de o livro abordar um pouco sobre o preconceito que as mulheres sofrem em algumas profissões, nesse caso, detetive. Pode parecer meio clichê, mas não é. Durante muito tempo eu achei  que as pessoas exageravam quando falavam sobre esse "machismo profissional", mas cada dia que passa eu percebo que na verdade, o que as pessoas falam ainda é muito pouco.
Os personagens também são muito bons. Gostei tanto da detetive, quanto dos suspeitos (vocês sabem que tenho um fraco por assassinos na ficção. rs) e a quantidade de histórias que envolvem todos eles é incrível e o melhor: não fica um monte de fios soltos, com histórias sem sentido que a gente se perde na metade.
Eu li em alguma lugar, que a autora escreveu esse livro aos 12 anos. Não sei se é verdade, mas se for, ela merece os parabéns, porque achei a escrita muito madura para alguém dessa idade (não que isso seja impossível. rs).
Por fim, apesar de não ser o livro mais emocionante do mundo, eu recomendo a leitura. ^^


Comentários

  1. Oii!
    Gosto bastante em ler investigação, policial, tem vezes que precisa muito nisso haha, conheço só o Harlan Coben, esse livro deve ser legal, gostei de sua resenha viu :D
    Fique com Deus!
    http://www.doceliterario.com/

    ResponderExcluir
  2. Natalia já leu e resenhou esse livro lá no blog; eu, infelizmente, ainda não li, mas pretendo fazer em breve.
    Achei bem interessante a premissa. Espero que o livro me prenda mais do que te prendeu.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de novembro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve ter sido lá que eu vi a resenha. rs
      Lembro que comprei justamente por causa de uma resenha que eu li e como eu vivo lá, pode avisar pra Natalia que a culpa foi dela. rs
      Espero que te prenda bastante. Mas fique tranquila, que apesar de tudo o livro é muito bom. ^^
      Beijo

      Excluir
  3. Oi Dani,
    Parece q o livro tinha tudo p ser ótimo e não foi né, ainda mais abordando este assunto sobre preconceito om mulheres, pena mesmo q n t prendeu!
    Bjos!!

    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Apesar de não ter sido tão emocionante quanto eu gostaria, o livro é muito bom. Recomendo!^^
      Beijo

      Excluir
  4. Oi Daniella.
    Esse gênero é o que menos leio, são poucos os autores que me cativam e criam uma história capaz de me seduzir e me prender, e por conta das suas ressalvas sei que esse livro não vai me convencer.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Paty!
      Já que esse não é um gênero que você goste muito, então eu realmente não recomendo esse. Acho que pra você teria que ser alguma coisa mais emocionante. rs
      Beijo

      Excluir
  5. Adoro livros de investigação policial! Acho que esse tipo de tema é um desafio e são poucos os que conseguem vencer esse desafio com maestria.
    bjs
    http://chuvacobertaelivros.blogspot.com.br/2014/11/resenha-apaixonada-por-historias.html

    ResponderExcluir
  6. Oi Daniella!
    Adorei a resenha, livros policiais são alguns dos meus favoritos!
    E curti muito essa questão do machismo profissional ser abordado, porque infelizmente é muito comum.
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Priih!
      O livro é muito bom e eu também gostei de ter esse tema abordado. ^^
      Beijo

      Excluir
  7. Oie Dani,
    Essa capa do livro me atraiu muitooo, adoro capas assim. Eu já tinha visto ele em livrarias físicas e tinha ficado doida pela capa, mas nunca comprei pelo preço salgado!
    Eu amo livros policiais, apesar de nao ter lido muitos esse ano, acho que talvez eu aposte nesse livro, apesar dele não ser muito emocionante, pelo que você falou no geral ele vale a pena!
    Beijinhos ^^
    http://diariodeumalivromaniaca.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol!
      Vale mesmo a pena, viu? E como você já gosta do gênero, aí que deve ler mesmo. rs
      Também adorei a capa! :D
      Beijo

      Excluir

Postar um comentário